Translate

terça-feira, 28 de setembro de 2010

À bela Praga

De Curitiba

É ideia para, tão logo possível, conhecer o Leste Europeu - preferencialmente a República Tcheca.

República Tcheca que está em evidência no planeta esporte, nesta virada de mês, por conta do Mundial de Basquete Feminino.

Pena que a nossa seleção, ao que parece, voltará muito cedo para o Brasil.

Decepcionou na primeira fase e, diante dos maus resultados iniciais e das pedreiras que tem pela frente, dificilmente avançará para etapas decisivas.

Até porque há muito não conta mais com Hortência, Paula, Janeth, que nos deram o título mundial de 1994, o bronze nas Olimpíadas de 1996, entre outras conquistas internacionais.

É, o bola-ao-cesto brasileiro precisa urgente de renovação, de revolução. Há menos de um mês, enfrentamos decepção semelhante no Mundial Masculino.

Se a gente compara com o vôlei, então... A discrepância é colossal.

Vôlei que também vive dias de Mundial Masculino, na Itália, com o Brasil entre os favoritos ao título. Favoritismo que se repetirá no Mundial Feminino, mês que vem, no Japão.

Antes de embarcar para a sonhada Praga, no entanto, tem muita luta pela frente.

A mais próxima dela as eleições que colocam em jogo o futuro que queremos para o país.

É evidente que aqui se defende a candidatura de esquerda moderada de Dilma Rousseff. 

Porque a vitória de Dilma é a continuidade do histórico governo do presidente Lula.

É evitar a volta dos neoliberais, dos privatistas, que dilapidaram nosso patrimônio, nos deixaram reféns, até hoje, do capital especulativo, grupo esse representado pela candidatura de José Serra.

É superar o revanchismo, o atraso, o conservadorismo, o preconceito da nossa elite representada pelo Partido da Imprensa Golpista, o PIG.

Aliás, ódio esse cada dia mais assustador.

Impressionante o bombardeio de e-mails asquerosos, baixos, contra a Dilma. Inadmissível que gente supostamente esclarecida, além de crer em tanta asneira, passe adiante.

Discordar de posições ideológicas, de projetos de governo, de posturas políticas, e transmitir os argumentos é saudabilíssimo. Agora, se sustentar em calúnias, ofensas pessoais e morais, e ainda contaminar o debate com isso, é repugnante.

Seriedade política, humanismo no comportamento, minha gente, por favor!

sábado, 18 de setembro de 2010

Para acordar os bichos-preguiça

De Curitiba

Também extraordinário seria se nos próximos dias possível fosse estar em Santos para acompanhar a  segunda edição da Tarrafa Literária - Festival Internacional de Literatura.

Em debates, oficinas e apresentações estarão nomes como Luis Fernando Veríssimo, Zeca Baleiro, Zuenir Ventura, Angeli, Nina Horta, Tom Zé... Confere a lista completa lá: www.tarrafaliteraria.com.br

A abertura é nesta quarta, dia 22, e o encerramento no domingo, 26.

O evento ocorre no espetacular Teatro Guarany, na Praça dos Andradas que no passado era atração da molecada com seus habitantes bichos-preguiça.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Enloucurta

De Curitiba

Como seria bom se possível fosse estar em Santos até este sábado, dia 18, quando ocorre a oitava edição do Festival Santista de Curtas Metragens.

É o Curta Santos, com abertura nesta terça-feira, dia 14.

São mais de 300 filmes em exibição, oficinas, debates e shows - inclusive com muito samba, no encerramento, no Marapé, na quadra da União Imperial.

Sem exageros patrióticos, mas é um dos maiores eventos de cinema do país.

A loucura pelo que apaixona é o tema que norteia o Curta Santos 2010

A internet nos aproxima, ainda que virtualmente, do que queremos alcançar; nos coloca diante do que longe está; então, se a quilômetros de Santos estiver, você pode acompanhar boa parte do que rolar pelo www.curtasantos.com.br

Enlouqueça com o Curta!

sábado, 11 de setembro de 2010

11/09 que durou 16 anos

De Curitiba

O mundo assistiu no 11 de setembro de 37 anos atrás a um dos mais ferozes ataques a um governo popular, a um povo soberano.

Não houve aviões em torres, mas não menos agressivos foram os bombardeios que o Palácio La Moneda, em Santiago, capital do Chile, sofreu.

O palácio presidencial foi atingido pelos militares golpistas chilenos com intenso e evidente apoio dos Estados Unidos.

O presidente Salvador Allende foi morto, seu governo socialista, de esquerda, que promovia radicais, emblemáticas e históricas transformações, deposto.

O 11 de Setembro chileno durou pelo 16 anos. Gerou milhares de mortos, torturados, desaparecidos.

Lembremo-nos deste 11 de Setembro também.

Para saber mais dessa história, acesse excelente material produzido pela TeleSur TV: 

domingo, 5 de setembro de 2010

Fluxograma da desinformação

De Curitiba

Ainda bem que a população brasileira, com exceção de uma parcela da classe média que ainda se fia em vejas ou folhas, está vacinada contra as investidas tresloucadas do Partido da Imprensa Golpista, o PIG.

Porque os mais recentes ataques à iminente vitória de Dilma Rousseff à Presidência da República são repugnantes.

Não se fazem entrevistas, se fazem julgamentos. Não se noticiam fatos, se vendem versões. Fazem-se manchetes de jornais para serem usadas no horário eleitoral do adversário, fazem-se editoriais para serem papagaiados pelos tucano-demo-pefelistas.

Ah, aos apressados em acusar de esquerdista, petista, psolista, requianista, brizolista, chavista a alcunha de "PIG" aos grandes veículos de comunicação, lembremo-lhes que a própria representante do empresariado do ramo resolveu, meses atrás, assumir tal condição.

Disse a senhora Maria Judith Brito, presidenta da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), em março último, conforme noticiado inclusive pelos seus associados:

- Os meios de comunicação estão de fato fazendo a posição oposicionista neste país, já que a oposição está profundamente fragilizada.

O fluxograma "Caminho da Vitória", publicado tempos desses no ótimo Vi o Mundo (www.viomundo.com.br), explica didaticamente como se aplica a estratégia.

Mas a "vitória" do título fica só no otimismo dos esquematizadores, porque as profundas mudanças na realidade econômica e social do país, mais as novas mídias - twitter e blogues principalmente - formam o antídoto, ou o remédio, contra a informação distorcida.