Em São Paulo, híbridos rodam na capital e no ABC (foto: divulgação)
De Curitiba
A Volvo anunciou nesta semana que vai implantar na capital do Paraná uma linha de produção de ônibus híbridos.
A Prefeitura de Curitiba já se comprometeu a colocar veículos d em algumas linhas municipais.
O fato foi tratado com certo ufanismo, que levou à divulgação de informações erradas.
Uma delas a de que Curitiba seria a primeira cidade do país a contar com ônibus híbridos.
Não será.
Curitiba, que sempre apresentou as inovações em transporte por ônibus, dessa vez demorou a adotar a novidade.
Há anos que no ABC Paulista e em São Paulo rodam ônibus híbridos.
A outra informação incorreta é de que a montadora sueca seria a primeira, no Brasil, a produzir esse "novo" tipo de veículo.
Não é.
Há pelo menos dez anos que a Eletra (www.eletrabus.com.br) vem desenvolvendo a tecnologia, e é a empresa que fornece a frota híbrida em operação em linhas paulistanas e do Grande ABC.
De qualquer modo, é importantíssima a entrada da Volvo nesse mercado.
A produção em maior escala e a concorrência entre os fabricantes vão baratear o produto.
A expansão dos fornecedores e a diminuição dos custos vão aumentar o número de ônibus híbridos circulando nas cidades. E os ônibus híbridos são menos poluentes e mais confortáveis.
Santos, que já teve a segunda maior frota de trólebus do país (hoje tem apenas cinco ônibus elétricos, rodando na resistente linha 20), poderia entrar nessa também.
Para tanto, a Prefeitura teria de se preocupar menos em atender aos interesses do Grupo Constantino (explorador do transporte coletivo na cidade) e mais com a qualidade do serviço. O que está difícil.
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