Uma série de eventos e atividades em todo o Brasil busca incentivar o consumo e estimular a produção. Torcida agora é pela semana de outro Peixe, o Santos Futebol Clube.
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Postado de Santos
Nas duas primeiras semanas de setembro, a 11ª edição da Semana do Peixe será comemorada em todo o Brasil.
Como tradicionalmente ocorre, a campanha contará com o apoio de redes de supermercado, feiras livres, mercados públicos, bares e restaurantes, escolas, colônias e sindicatos de pescadores, centros de nutrição e, principalmente, dos consumidores. Nesta época, durante a campanha, as redes de supermercado costumam fazer promoções e o consumo de pescado cresce aproximadamente 30%.
A campanha foi criada para estimular o consumo e a produção de pescado no País. Afinal, esta é a proteína animal mais saudável do mercado, sendo mesmo recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O fato é que a Semana Santa – importante evento religioso - estimula o consumo no primeiro semestre de cada ano. No segundo semestre, a Semana do Peixe, que já integra o calendário de eventos do País, faz a sua parte: contribui para embalar o consumo de pescado até o final do ano.
O esforço está sendo recompensado. Nos últimos dez anos, o consumo mais que dobrou no Brasil. Só de 2012 para 2013, o consumo no país cresceu quase 25% ultrapassando o mínimo estabelecido pela OMS que é de 12 Kg/habitante/ano. Hoje, a população consome em média 14,5 quilos de pescado por habitante/ano.
E tem mais, a Semana do Peixe estimula o trabalho de pescadores e aquicultores, no continente e no litoral. O que é muito importante para a geração de empregos.
Como 2014 é um ano eleitoral, o Ministério da Pesca e Aquicultura terá uma atuação mais discreta em relação à Semana do Peixe, para cumprir com a legislação que rege o pleito. Entretanto, irá garantir muitos eventos e atrações em todo o País.
Conheça clicando aqui as principais atividades programadas para a 11ª Semana do Peixe, por região.
Como tradicionalmente ocorre, a campanha contará com o apoio de redes de supermercado, feiras livres, mercados públicos, bares e restaurantes, escolas, colônias e sindicatos de pescadores, centros de nutrição e, principalmente, dos consumidores. Nesta época, durante a campanha, as redes de supermercado costumam fazer promoções e o consumo de pescado cresce aproximadamente 30%.
A campanha foi criada para estimular o consumo e a produção de pescado no País. Afinal, esta é a proteína animal mais saudável do mercado, sendo mesmo recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O fato é que a Semana Santa – importante evento religioso - estimula o consumo no primeiro semestre de cada ano. No segundo semestre, a Semana do Peixe, que já integra o calendário de eventos do País, faz a sua parte: contribui para embalar o consumo de pescado até o final do ano.
O esforço está sendo recompensado. Nos últimos dez anos, o consumo mais que dobrou no Brasil. Só de 2012 para 2013, o consumo no país cresceu quase 25% ultrapassando o mínimo estabelecido pela OMS que é de 12 Kg/habitante/ano. Hoje, a população consome em média 14,5 quilos de pescado por habitante/ano.
E tem mais, a Semana do Peixe estimula o trabalho de pescadores e aquicultores, no continente e no litoral. O que é muito importante para a geração de empregos.
Como 2014 é um ano eleitoral, o Ministério da Pesca e Aquicultura terá uma atuação mais discreta em relação à Semana do Peixe, para cumprir com a legislação que rege o pleito. Entretanto, irá garantir muitos eventos e atrações em todo o País.
Conheça clicando aqui as principais atividades programadas para a 11ª Semana do Peixe, por região.
Nota do Macuco Blog 1: a atividade pesqueira passou a ser contemplada com políticas públicas efetivas de fomento a partir do Governo Lula - políticas essas tanto voltadas à grande indústria como, principalmente, aos pequenos pescadores, artesanais, familiares. O enorme potencial de geração de emprego e renda da atividade foi, passou a ser, finalmente, aproveitado. Um ministério para cuidar exclusivamente do assunto foi criado - o Ministério da Pesca e Aquicultura. Os candidatos e candidatas que falam em cortar pela metade o número de ministérios incluem no facão este Ministério da Pesca? Se sim, como ficarão as políticas públicas para o setor? Discurso da redução de ministérios pela simples redução é, quando não demagogia, coisa de neoliberal. E, do tsunami neoliberal dos anos 90, até hoje sentimos sequelas.
Nota do Macuco Blog 2: estamos à espera de uma outra Semana do Peixe, a do Santos Futebol Clube. O time não consegue ter uma sequência de vitórias. Até tem jogado bem, mas o resultado não vem.
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