Lotamos o Pacaembu, a casa praiana na capital (foto: Santos F.C.) |
Postado de Curitiba
Hoje é aniversário de fundação do Santos Futebol Clube.
Claro que estaríamos melhor se pudéssemos comemorar estes 102 anos com o 21º título do Campeonato Paulista, que ontem acabou por nos escapar.
Fizemos uma campanha arrasadora na primeira fase, com goleadas históricas - entre elas um 5 a 1, fora o chocolate, sobre o arquirrival Corinthians.
Mas, nas duas partidas da final contra o bravo, bem montado e competente Ituano, não repetimos a marcação eficiente na saída de bola do adversário e nem os contra-ataques rápidos, como foi nossa característica durante todo o certame.
Faz parte do futebol, ganhar e perder.
De qualquer forma, nestes 102 anos temos a celebrar o passado, o presente e o futuro.
No passado, são quase 100 títulos em pouco mais de um século de história. Desafio alguém apontar um clube com trajetória mais vencedora que esta:
- Dois títulos mundiais
- Três da Libertadores da América
- Dois da Recopa Sul-Americana
- Um da Recopa Mundial Interclubes
- Um da Copa Conmebol
- Oito títulos do campeonato nacional
- Um da Copa do Brasil
- Vinte do Campeonato Paulista
- Cinco do Torneio Rio-São Paulo
- E outros 45 conquistas de torneios diversos - desde Taça Cidade de Santos até internacionais como Fita Azul, Tereza Herrera, Vencedores da América, Pentagonais do México e de Buenos Aires, Hexagonal do Chile, Quandrangular Roma/Florença, entre outros
No presente, revelamos o maior jogador do futebol brasileiro no momento, Neymar; nossas categorias de base têm faturado os torneios que disputa por aí (destaque para o bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior); nosso time vice-campeão paulista é repleto de talentosas promessas.
E, pela frente, baitas desafios. Entre eles, o de manter o DNA ofensivo que marca nossa história e, o principal deles no momento, a necessidade de um novo estádio.
(Sobre isso escrevi aqui e em breve retomo o tema)
#PraCimadelesPeixe
Nenhum comentário:
Postar um comentário