Dilma e Brizola, nos anos 90 |
Às vésperas do injuriado 2015 se ir, e o ano termina com duas extraordinárias notícias. Uma delas: a presidenta Dilma Rousseff sancionou na segunda, dia 28, lei que declara Leonel de Moura Brizola herói da pátria, ao lado de figuras como Zumbi dos Palmares, Tiradentes e Santos Dumont.
A outra boa: a mesma presidenta Dilma assinou, nesta terça, 29, decreto que reajusta o salário mínimo para R$ 880 a partir de 1º de janeiro de 2016.
Com a sanção da lei (de número 13.229/2015), o nome de Brizola passa a ser inscrito no livro Heróis da Pátria, publicação em páginas de aço, verdadeiro monumento, exposto na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
A inclusão de Brizola entre os heróis brasileiros foi proposta pelo deputado federal Vieira da Cunha (PDT-RS), em projeto de lei da Câmara apresentado em 2014. Depois de aprovado por aquela Casa, foi referendado pelo Senado.
- Confira aqui por que Brizola mereceu o título de herói da pátria. Por Tijolaço
- E relembre aqui post do Macuco Blog sobre o título de cidadão santista recebido por Brizola, em 1987
Já o reajuste do salário mínimo dá continuidade à política de aumento real do piso nacional, iniciada em 2003 pelo presidente Lula e mantida por Dilma em seu primeiro mandato.
Num ano em que a presidenta optou por regredir na política econômica, adotando o arrocho neoliberal batizado de ajuste fiscal, a decisão de não interromper o processo de elevação do salário mínimo é um alento.
Em 2015, mesmo com a inflação alcançando os dois dígitos, o salário mínimo brasileiro atingiu seu maior poder de compra nos últimos 50 anos.
É bom lembrar que até 15 anos atrás a grande luta, um sonho que parecia inalcançável, era o de fazer o mínimo chegar a 100 dólares.
No Governo Lula isso virou realidade e, ao subir para R$ 880, mesmo com a alta do câmbio, o mínimo passa hoje dos 200 dólares.
Vinte anos atrás, para suprir suas necessidades básicas, uma família precisaria de ganhar mais de dez salários mínimos. Atualmente, menos de quatro.
Ou seja, avançamos, aceleramos bastante, entretanto temos ainda mais o que caminhar.
Sigamos em frente, pois.
LEIA TAMBÉM
- No blog do Luís Nassif: o poder de compra e a importância do salário mínimo
- A evolução do valor do salário mínimo, desde sua criação nos anos 30
Postado por @waasantista, de Santos | Foto: Conversa Afiada
| Publicado também no Brasil Observer
Livro coletânea de posts dos dez primeiros anos de existência (2005-2015) do Macuco Blog. Clique aqui e confira como obter seu exemplar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário