De Curitiba
Muito bonita e exuberante a ponte que unirá a Ponta da Praia ao Guarujá, cujo projeto foi apresentado pelo governador de São Paulo, José Serra, nesta terça-feira, 9 de março, em agenda oficial em Santos.
Vai custar R$ 700 milhões.
O problema não é nem o custo nem a aparência.
O incoerente é a prioridade que vai se dar a um empreendimento desse.
Não que a circulação entre Santos e Guarujá não beire o caos, principalmente em finais de semana, feriadões e temporada, e não exija intervenção urgente.
Mas, ora, você já deve ter lido e escutado teorias e discursos aos montes sobre o que realmente é a solução para o trânsito cada vez mais congestionado nas médias e grandes cidades e para a poluição urbana: o investimento em transporte coletivo, não em transporte individual.
E a ponte projetada pelo Governo de São Paulo vai justamente de encontro ao que se prega. O dinheiro público será aplicado, mais uma vez, no estímulo ao transporte individual.
Santos e região metropolitana há mais de uma década, desde os tempos do governo do finado Mário Covas, esperam que saia do papel o projeto do metrô leve.
Os R$ 700 milhões, portanto, devem ser destinados sim a uma ponte, sobre qual, porém, trafeguem veículos leves sobre trilhos, não poluentes, em vez de automóveis que engarrafam e lançam fumaça sobre a divina paisagem retratada na foto acima.
Oi! Não esqueça que agora tenho outro blog. Passe lá!
ResponderExcluirBjs,
Ronise