Translate

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Olimpíadas 2012: o salto do Brasil

Keila Costa, revelação do atletismo

De Curitiba

A cerimônia de abertura é só nesta sexta-feira, dia 27, mas já correm em campos, quadras e pistas as competições da Olimpíada deste ano.

Apesar da indiferença com que os Jogos Olimpícos vêm sendo tratados pelo maior veículo de comunicação do Brasil, a Rede Globo, vale a pena os brasileiros ficarem atentos porque Londres 2012 pode reservar ao País a melhor participação na história das Olimpíadas.

Talvez não em total de medalhas, ou no número de ouros conquistados. Afinal, pelas medalhas é que se estabelece a classificação final dos Jogos, mas é pela maior presença em finais ou partidas decisivas, pela qualidade das atuações que o desempenho verde-amarelo deverá ser analisado.

O Brasil evoluiu, e vem evoluindo, na natação - inclusive entre as mulheres - e no atletismo (também entre elas). Mantém, apesar do crescimento dos adversários de sempre e do advento de outros, o favoritismo no vôlei (de quadra e de praia, masculino e feminino). Terá competitivos times no basquete, deverá assisitr a Marta e companhia mais uma vez no pódio. E, embora questionável pela escolha de nomes para algumas posições, a seleção canarinho pode, finalmente, voltar com o ouro olímpico na bagagem.

Evidentemente que os Jogos Olímpicos não resistiram aos apelos e interesses de mercado, todavia conseguem conservar valores que tornam o esporte tão apaixonante.

  • O Brasil participa com 235 atletas
  • São 136 homens e 123 mulheres
  • O País atuará em 32 modalidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário