Um total de 1.386 emissoras de rádio AM (de um total de 1.781 existentes no Brasil) poderão migrar para FM.
Extraído do Portal Brasil
Portaria com os critérios de adaptação de outorgas das empresas de radiodifusão, incluindo os valores para mudança de faixa AM para FM, foi assinada na terça-feira, dia 24, pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo, em solenidade no Palácio do Planalto que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Segundo o ministro, só ano que vem 1 mil emissoras deverão fazer a migração de AM para FM. As 400 restantes terão de aguardar a liberação do espaço, a partir do processo de digitalização da TV no País.
Ainda de acordo com o Ministério das Comunicações, a mudança permitirá que as rádios melhorem a qualidade da transmissão de sua programação, além de reverter a redução de audiência que as AMs vêm enfrentando nos últimos anos. Entre as motivações para a migração está a baixa qualidade da faixa AM, com mais interferências e ruídos que a banda FM.
Para fazer a alteração de faixa, os radiodifusores promoverão investimentos, incluindo os custos referentes à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Além disso, será necessário adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal. A portaria do Ministério das Comunicações traz uma tabela com os valores, baseados em critérios como população do município em que a emissora está localizada, abrangência e alcance.
Postado por @waasantista, de Curitiba | Foto: @waasantista
Nenhum comentário:
Postar um comentário