Oligopólio no varejo. Monopólio no futebol (foto: Pão de Açúcar)
De Curitiba
Se efetivada, a coligação entre Pão de Açúcar e Carrefour vai consolidar o oligopólio no varejo. Estaremos mais reféns ainda, como há muito estamos, dos interesses de poucos e grandes grupos controlando o comércio de produtos de primeira necessidade no país.
Será só mais um danoso oligopólio.
Temos o oligopólio na prestação de serviços de telecomunicações (telefonia e internet).
Oligopólio no transporte aéreo e no rodoviário - poucos e poderosas companhias ditando preços, regras, itinerários, destinos.
Temos o oligopólio na mídia.
E, dentro desse oligopólio, o monopólio na transmissão do futebol, um dos nossos patrimônios culturais.
A Copa América começou neste final de semana e a Globo, com exclusividade, é que vai transmitir os jogos da nossa seleção.
"Nossa", aliás, nem tanto - mais da Globo. Ela tem direito a entrar no quarto de jogador, a escolher quem vai ser estrela, a estabelecer coreografias de comemoração dos gols, a fomentar rivalidades toscas...
Quando se tentou impor o mínimo de limite a tanta ingerência, o técnico - Dunga - foi (continua sendo) retaliado.
Não se trata de má vontade com a emissora, nem ranço ideológico com a imperiosa organização.
Pelo contrário, a crítica aqui parte do ponto de vista da ideologia da qual a Globo é uma das defensoras: a da livre concorrência no mercado.
Que lhe se aplique também, ora pois.
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