FNM, em cena de quase 30 anos atrás: mascote do Porto de Santos (foto: site AlfaFNM) |
De Curitiba
Temos sérias restrições ao xoque de jestão tucanodemo, mas as boas iniciativas devem ser ressaltadas e uma delas é o tal Renova SP, que financia a compra de veículos novos, por caminhoneiros autônomos.
Por enquanto, o programa é voltado aos transportadores do Porto de Santos. No final do último mês, os dez primeiros caminhões financiados pelo Renova SP foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin.
O programa foi lançado em maio do ano passado e dois aspectos merecem elogios.
O primeiro é o público-alvo. O Renova SP não é voltado às empresas transportadoras, mas sim ao caminhoneiro microempreendedor individual, justamente aquele que tem maior dificuldade em acessar linhas de crédito, porque não dispõe de patrimônio, ou de renda estável.
Por enquanto, o programa é voltado aos transportadores do Porto de Santos. No final do último mês, os dez primeiros caminhões financiados pelo Renova SP foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin.
O programa foi lançado em maio do ano passado e dois aspectos merecem elogios.
O primeiro é o público-alvo. O Renova SP não é voltado às empresas transportadoras, mas sim ao caminhoneiro microempreendedor individual, justamente aquele que tem maior dificuldade em acessar linhas de crédito, porque não dispõe de patrimônio, ou de renda estável.
O outro ponto: não há cobrança de juros. Com isso, o valor da prestação é a metade daquela de uma linha de crédito comum. O financiamento é da Desenvolve SP, agência estatal de fomento do Governo do Estado.
Segundo informações oficiais, o objetivo é tirar de circulação na Baixada Santista cerca de 1 mil caminhões com mais de 30 anos de fabricação. Com isso, diminuir a poluição do ar e acabar com os transtornos ao trânsito ocasionados pelas constantes quebras dos veículos velhos.
Só dá dó do seguinte: com a renovação da frota, a tendência é que desapareçam da paisagem santista os legendários Fenemês (FNMs), alguns circulando há meio século.
Os robustos caminhões são praticamente mascotes do Porto de Santos - e da cidade.
São, também, a memória de um tempo em que o Brasil chegou a ter, em sua indústria automobilística, um fabricante nacional de veículos – FNM, pra quem não sabe, é a sigla para “Fábrica Nacional de Motores”.
A FNM era uma estatal, criada no Governo Getúlio Vargas. Teve seu auge durante o Governo JK. Em 1968, foi privatizada pelo governo da ditadura militar. Em 1985, encerrou sua produção.
Este site, ao AlfaFNM, “resgata um pouco da história desse bravo caminhão, ilustrando-a com comentários, relatos, nostalgia e muitas, muitas fotos”, conforme descreve o texto de apresentação. Confere lá: http://alfafnm.com/
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