Translate

sábado, 15 de dezembro de 2012

O Santos em busca de uma casa maior

Vila Belmiro, excelente estádio, mas com capacidade de público limitada (foto: WAA)

De Curitiba
A torcida tem cobrado reforços para 2013, mas é sobre um novo estádio para o Santos Futebol Clube que está na hora de atual diretoria tomar uma decisão.

São três as opções mais recorrentes: ampliar o Urbano Caldeira, construir uma arena nova ou assumir o Pacaembu.

Não sei qual delas é a melhor. Os prós e contras de cada uma equilibram a balança.

O fato é que o clube precisa de um estádio com maior capacidade de público. O da Vila Belmiro é um excelente espaço: bem localizado, boa infraestrutura, e é a própria representação da centenária história do Peixe.

No entanto, está com sua capacidade restrita - menos de 20 mil pessoas, nas atuais condições de segurança impostas pelas autoridades -, o que compromete as receitas com bilheteria.

Isso porque, para compensar a limitação de unidades vendidas, o ingresso tem que custar um pouco mais. Mas, aí, o ingresso caro afugenta o torcedor. Por outro lado, não dá para cobrar entrada barata porque, por mais que o estádio lote, a arrecadação não cobre as despesas.

Pelo menos de 20 anos para cá vários projetos de remodelação e ampliação do Urbano Caldeira vêm sendo apresentados. A execução não é fácil, pois ao redor não existe área livre. Teria de haver intervenção do poder público, com desapropriações, regulamentações. Ou seja, saída cara e burocrática. É, todavia, a que mais preserva as tradições alvinegras.

A construção de um novo estádio também é onerosa. E tem o custo imaterial, sentimental: o de deixar a “Vila Mais Famosa do Mundo”. A favor, a perspectiva de o patrimônio do clube ter incorporada uma arena moderna, multiuso, que propicie faturamento não só com futebol mas com shows e outras atividades. Poderia ser erguida em Cubatão, equidistante da Vila Belmiro, do ABC e da capital paulista, onde a nação santista também está presente.

A opção mais prática é a adoção do Pacaembu, semelhante ao uso que o Botafogo faz do Engenhão, no Rio. Afinal, não significa uma saída definitiva da Vila Belmiro e, ao mesmo tempo, permite que o Peixe tenha garantido um estádio de maior capacidade perto de seu torcedor - da Baixada ou do Planalto.

Evidentemente, por se tratar de um espaço público, algumas medidas político-administrativas precisariam de ser tomadas, de modo a não ferir o interesse da coletividade. Mas, para a própria municipalidade de São Paulo, a parceria seria imprescindível porque, com o novo estádio em Itaquera e com o Morumbi, o Parque Antártica e o Canindé, o Paulo Machado de Carvalho tende a ficar ocioso.

Difícil, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário