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quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"Submerso", o túnel que vai mergulhar Santos no atraso

Moradias históricas que vão ser derrubadas para dar passagem ao tráfego (foto: WAA)
De Santos

Nestes quase dez dias em que estive em Santos, a todo instante na televisão assisti a inserções comerciais do Governo do Estado sobre obras na cidade e região.

Certamente o governo paulista gastou uma fortuna para transportar santistas e turistas a um mundo de realizações, a um presente que projeta um futuro próspero, moderno.

A milionária, ou melhor, milhonária propaganda mascara, no entanto, uma realidade bem diferente. A gestão de Geraldo Alckmin e toda a turma do PSDB e aliados, no Governo do Estado, com o apoio do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e seus parceiros do mesmo PSDB e assemelhados, essa turma está prestes a mergulhar Santos num mar cinza.

Tudo por conta do tal "Túnel Submerso", a ser construído por debaixo do canal do estuário, ligando o Macuco a Vicente de Carvalho, em Guarujá.

O "Submerso" caminha na contramão da humanidade. Enquanto no planeta inteiro se discutem alternativas ao uso do automóvel particular, se procura devolver às pessoas espaços tomados para os carros, o Governo do Estado de São Paulo projeta para Santos exatamente o inverso.

Para que o "Submerso" seja implantado, centenas de moradores do Macuco, traidicional bairro operário de Santos, terão de se mudar dali. Construções históricas como as moradias da foto, que tornam o Macuco peculiar e num futuro próximo poderiam ser atrativo turístico, serão derrubadas sem dó nem piedade.

E para quê?, ora para quê!, pra que o espaço seja ocupado por asfalto sobre o qual vão rodar milhares e milhares de veículos, a produzir barulho, fumaça...

O Macuco, que carece de praças para o lazer de suas crianças, vai ter pista de rolamentos para automóveis e caminhões. E os meninos e meninas, vão jogar bola, andar de bicicleta, brincar de pega-pega e esconde-esconde onde, Alckmin e Paulo Barbosa?

Em suma, o Governo do Estado, com o apoio da Prefeitura Municipal, repete a velha e comprovada fracassada solução de buscar resolver um problema de trânsito estimulando a geração de mais tráfego. 

Até se admitiria um túnel, se fosse ele unicamente para o transporte coletivo (por exemplo; exclusivamente para uma linha de veículos leves sobre trilhs, os chamados VLTs).

Afinal, obras desse porte inevitavelmente trazem impactos, mas esses impactos só compensam se for para propiciar melhorias e benefícios, duradouros, à coletividade, e não para, em vez de resolver, agravar um problema.

E o pior é que, com exceção de uma e outra manifestação, predomina-se na imprensa local, entre os vereadores, o Ministério Público e outra lideranças da sociedade o silêncio, a conivência ou, no mínimo, a omissão.

Um comentário:

  1. boa tarde Wagner

    o que esperar do psdb, que tem como vitrine em SP a nova imigrantes, uma rodovia ... só para automóveis.

    abraços

    Milton Salgado

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