Translate

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Maradona, o craque da Copa do Mundo no Brasil

Zico foi um dos convidados do ex-camisa 10 da Argentina
"De Zurda" ("de canhota", "de esquerda") é a mesa-redonda apresentada pelo ex-jogador argentino e o jornalista e narrador Victor Hugo Morales, na TeleSur. O melhor programa de televisão sobre o Mundial


--------------------------------------
Postado de Curitiba

Diego Maradona, que dispensa apresentações, e o jornalista uruguaio Victor Hugo Morales (o da impressionante narração do gol "con la mano de Dios"; ver aqui), protagonizam a melhor, disparadamente, mesa-redonda sobre a Copa do Mundo no Brasil.

"De Zurda" é o nome do programa, de análises e entrevistas sobre o Mundial, apresentado ao vivo, direto do Rio de Janeiro, e transmitido pela TeleSur e pelo Canal 7, a emissora pública de televisão da Argentina.

Quem não tem parabólica para sintonizar a TeleSur, pode assistir ao De Zurda pela internet, em tempo real (www.telesurtv.net). 

O programa é diário. Começa às 22h30 (horário de Brasília) e termina às 23h30.

Maradona, Victor Morales e os entrevistados - Zico, Falcão García, Camaronesi, e Stoichkov foram alguns deles - analisam a Copa do Mundo despidos do eurocentrismo que predomina nas emissoras comerciais (abertas ou por assinatura) brasileiras.

O Mundial é visto sob o ponto de vista latino-americano. Sem, por exemplo, a forçada e artificial rivalidade fomentada pela nossa mídia entre nós e nossos vizinhos.

Muito pelo contrário. De Zurda procura enaltecer esse elemento da cultura latino-americano - o culto ao futebol - como um instrumento de integração regional, de reforço dos laços que historicamente nos unem.

De Zurda revela - aos que conhecem Maradona apenas pela forma como sua imagem foi construída pela mídia - um craque extraordinariamente bem-humorado, fraterno, humilde.

O programa da última terça-feira, dia 17, com Zico, foi um bom exemplo de como a imagem de Maradona foi deformada pela nossa mídia. O ex-jogador do Flamengo e da seleção canarinho lembrou de episódios entre eles que confirmam como a "rivalidade" entre brasileiros e argentinos é forjada por interesses que não os das nossas nações.

Um desses episódios se deu em 1986. Naquele ano, Zico se recuperava de uma cirurgia no joelho, e dependia do êxito dessa recuperação para disputar a Copa, no México. Qual não foi sua surpresa quando recebeu um bilhete, manuscrito, em que Maradona desejava pronto restabelecimento do camisa 10 brasileiro.

Enfim, a Copa do Mundo no Brasil tem se confirmado como a #CopaDasCopas. Entre incontáveis razões, por contarmos com Maradona em outro campo - o da televisão -, mas apresentando a mesma maestria dos gramados.

Confira também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário