Translate

sábado, 7 de junho de 2014

No Brasil Observer: "A Copa que vai ter"


Edição 12 já está na internet e nas ruas de Londres, e apresenta um raio-x crítico, mas sem perder a ternura, deste Brasil que está a receber o maior evento do planeta.

--------------------------------------
Postado de Curitiba

A edição 12 do Brasil Observer - jornal que circula em Londres e disponível também na internet, tanto em português como em inglês - é especial sobre a Copa do Mundo. 

Que país é este que está às vésperas de receber o maior evento do planeta? #VaiTerCopa, e que Copa é essa que vai ter?

Os textos da atual edição do jornal procuram responder a essas duas perguntas, sob um olhar crítico, mas sem o complexo de vira-latas - ou de "terceiro-mundismo", como diz o editorial assinado pelos bravos Guilherme Reis e Ana Toledo.

O denuncismo e o pessimismo, disseminados pela mídia e parcela conservadora da sociedade mais por razões político-eleitoreiras do que propriamente por dever cívico, foram deixados de lado. 

Mas as nossas falhas, as injustiças no processo de preparação do evento estão ali devidamente apontadas, assim como o estão o chamado legado da Copa e os esclarecimentos do poder público (personificado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que concedeu entrevista ao jornal).

Por fim, reproduzo aqui mais palavras do editorial:
  • O Brasil Observer acredita que o país caminha na direção de uma democracia social. Não somos ingênuos a ponto de pensar que não há sérios problemas a serem enfrentados, tampouco que isso ocorrerá da noite para o dia (...) Por isso, mesmo nos mantendo críticos, afirmamos seguros que sim, vai ter Copa. E por que não haveria? Deixamos alguma vez de celebrar o Carnaval por conta de nossos problemas? Sem a Copa o país estaria melhor? Acreditamos que não.
Ah, claro!, confere lá a edição: http://issuu.com/brasilobserver/docs/bo.12.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário