Leitura digital cresceu, mas livrarias físicas seguem referência |
Foram vendidos em 2013 quase 280 milhões de exemplares, aumento de 4% em relação ao ano anterior. Dos gastos feitos com o Vale-Cultura, recém-criado, 82% foram destinados à compra de livros.
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Postado de Curitiba
Foto: Divulgação Realejo Livros
Uma pesquisa publicada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) mostra crescimento da venda de livros pelas editoras, que chegou a quase 280 milhões de unidades no País.
Segundo a pesquisa da CBL, as editoras brasileiras venderam ao mercado 279,66 milhões de livros em 2013. O dado representa um aumento de 4,13% em relação aos 268,56 milhões de exemplares de 2012.
Levantamento do Ministério da Cultura também aponta a compra de livros como a atividade prioritária no uso do Vale-Cultura, cartão magnético para adquirir bens culturais. Cerca de 82% dos gastos feitos no cartão são destinado a livros, revistas e jornais. Esses itens ficaram à frente do cinema (com 13%) e de instrumentos musicais (2%).
Segundo a pesquisa da CBL, as editoras brasileiras venderam ao mercado 279,66 milhões de livros em 2013. O dado representa um aumento de 4,13% em relação aos 268,56 milhões de exemplares de 2012.
Levantamento do Ministério da Cultura também aponta a compra de livros como a atividade prioritária no uso do Vale-Cultura, cartão magnético para adquirir bens culturais. Cerca de 82% dos gastos feitos no cartão são destinado a livros, revistas e jornais. Esses itens ficaram à frente do cinema (com 13%) e de instrumentos musicais (2%).
Com maior número de vendas, o faturamento do setor editorial também aumentou e chegou a R$ 5,35 bilhões em 2013. Outra constatação do estudo é a de que o preço médio constante do livro ao mercado apresentou queda de 4%, considerada a variação do IPCA de 5,91%.
A leitura digital também cresceu nesse período. A venda de e-books aumentou 225,13% de 2012 para 2013. O fato, no entanto, ainda representa uma parcela muito pequena do faturamento total do setor.
As livrarias são o principal canal de comercialização do setor editorial no Brasil. Em 2013, a sua participação no número de exemplares vendidos foi de 50,59%. Em 2012, foi de 47,42%. Este aumento também se verificou no número de exemplares vendidos nas livrarias. Em 2013, elas comercializaram 141,47 milhões de obras literárias ante 127,35 milhões em 2012.
Em segundo lugar, ficaram as distribuidoras, com 20,50% do mercado e 57,33 milhões de exemplares vendidos. Em terceiro, ficou o setor "porta a porta" e catálogo, com 8,74% e 24,44 milhões de unidades comercializadas em 2013.
As livrarias são o principal canal de comercialização do setor editorial no Brasil. Em 2013, a sua participação no número de exemplares vendidos foi de 50,59%. Em 2012, foi de 47,42%. Este aumento também se verificou no número de exemplares vendidos nas livrarias. Em 2013, elas comercializaram 141,47 milhões de obras literárias ante 127,35 milhões em 2012.
Em segundo lugar, ficaram as distribuidoras, com 20,50% do mercado e 57,33 milhões de exemplares vendidos. Em terceiro, ficou o setor "porta a porta" e catálogo, com 8,74% e 24,44 milhões de unidades comercializadas em 2013.
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