Translate

quarta-feira, 30 de julho de 2014

SUS vai fazer vacinação infantil contra heptatite A

Cronograma da campanha, por estados
O Sistema Único de Saúde brasileiro é o maior e mais eficiente em aplicação de vacinas contra várias doenças, gratuitamente. Contra hepatite A, no prazo de um ano deverão ser imunizadas 3 milhões de crianças entre 1 e 2 anos de idade.

--------
Postado de Curitiba

O Sistema Único de Saúde (SUS) introduziu no calendário básico de imunização da criança a vacina contra a hepatite A, que será ofertada nos postos de saúde pelo país. Durante apresentação, nesta terça-feira (29), o Ministério da Saúde anunciou a meta de imunizar 3 milhões de crianças entre 1 e 2 anos de idade, o que representa 95% do público alvo, no prazo de um ano.

Com a novidade, o governo brasileiro passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na visão do ministério, trata-se de um avanço no combate a hepatite A, pois se a vacina é tomada na infância, gera proteção para a vida inteira contra esta doença infecciosa aguda que atinge o fígado.

“A partir do momento em que podemos reduzir cerca de 65% dos casos sintomáticos desta doença e 59% dos óbitos, temos absoluta convicção quer é um investimento que vale a pena”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, sobre a compra de 5,6 milhões de doses neste ano, no valor de R$ 111 milhões.

Para o início da vacinação, estados e municípios já receberam 1,2 milhão de doses. Outros lotes da vacina serão encaminhados, ainda este ano e no decorrer de 2015, para atender 100% do público-alvo. A data para início da vacinação será definida por cada estado. O objetivo é prevenir e controlar a hepatite A e, dessa forma, imunizar, gradativamente, toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário