Início da tarde na Praia da Pompéia (fotos: WAA) |
De Santos
Pra quem está em Santos e região, as boas-vindas de 2013 neste primeiro dia do novo ano não poderiam ter sido mais generosas.
Sol, céu azul, calor, mar calmo - enfim, dia propício a uma caminhada na praia, uma passeada pelo calçadão da orla santista, uma pedalada pelas ciclovias.
Ponto de retirada e entrega de bicicletas no Canal 3 |
Para se pedalar, aliás, uma dica é aproveitar o serviço de bicicletas públicas "Bike Santos", que tem um similar em São Paulo capital.
Ao menos por enquanto, o serviço está funcionando perfeitamente: cadastra-se pelo site (www.cetsantos.com.br), paga-se a taxa de R$ 10 que vale para o ano todo e retira-se a magrela em uma das 20 estações distribuídas entre a Orla, a Zona Leste e a Zona Intermediária. Dá para pedalar, sem pagar mais nada, por 30 minutos, e devolver a bicicleta em qualquer uma das estações. Depois de 15 minutos, é possível repetir a dose, por mais meia hora, e assim sucessivamente.
Além da facilidade de acesso ao equipamento, favorece a atividade a malha de ciclovias desta parte da cidade. As faixas exclusivas se interligam e são muito bem sinalizadas.
Outras avenidas precisam de ciclovias como a da Ana Costa |
Está aí, para o prefeito que assume hoje (Paulo Alexandre Barbosa, PSDB), um trabalho bem iniciado que merece ser concluído. As características topográficas de Santos são um convite à utilização da bicicleta. Basta dotar as principais ruas e avenidas de condições de circulação que a cidade tem tudo para ser um exemplo na adoção desse meio de transporte.
Mas Paulo Alexandre Barbosa e os 21 vereadores que também assumem seus cargos hoje para um mandato até 2017 têm desafios muito mais complicados pela frente.
Dar continuidade ao "Santos Novos Tempos", de erradicação das palafitas na Zona Noroeste; acabar com os cortiços do Centro Velho, implantar um sistema de transporte coletivo digno, colocar em funcionamento o Hospital dos Estivadores, consolidar a rede de Cais (os "Cieps" ou "Céus" de Santos) são só alguns dos compromissos que os novos (boa parte, nada novos) têm para com a população.
Daqui a pouco vamos às cerimônias de posse dessa gente e, nos próximos quatro anos, procuraremos cobrar ao máximo. Faça o mesmo você, na sua cidade.
boa tarde gde. Wagner, p/ variar na correria e hoje dei uma olhada no "macucoblg", mto bom seu trabalho.
ResponderExcluirQto a questão das bicicletas, gostaria de comentar algo, que inclusive é bem polemico, como vc. afirma :SERVIÇO DE BICICLETAS PUBLICAS",que porém não tem uso universalisado (só participa da brincadeira quem tem cartão de crédito), além de que a liberação do veiculo é feita via telef. celular.
Remete-nos a uma discussão do transporte, que apesar de público é o unico serviço municipal que é pago no ato do uso, diferente do lixo, da saúde ,da educação ...
Por isso a prefeitura e esta empresa privada SERTTEL, confundem os municipes com conceitos como mobilidade e sustentabilidade mal aplicados , o servço é privado em "parceria"que deve ser vantajosa para alguém, com a prefeitura.
Vejamos, esta empresa "RECEBEU" o direito de utilizar aréas publicas para montar suas estações, que tem grande espaço para propaganda comercial, assim como nas bicicletas e tudo isso previsto no contrato.
O projeto pode até ser uma alternativa de lazer, mais voltada a turistas,(geralmente quem pedala em Santos tem a sua bici) do que servir como um modal que possa influenciar na mobilidade urbana diária como foi feito em propaganda pela prefeitura e pelo sitio da empresa beneficiaria do sistema.
abraço
MiltonSalgado@osindical