Translate

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A apoteose de Sílvio Tendler

"Me senti no sambódromo" (foto: Divulgação Festival de Brasília)
De Curitiba

Muito bom saber da homenagem prestada pelo público do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro ao documentarista Sílvio Tendler.

De acordo com a Agência Brasil, "A Arte do Renascimento - a cinebiografia de Sílvio Tendler" - de Noilton Nunes e que, como o nome diz, é um filme sobre a vida e obra de Tendler - mexeu com a plateia que esteve presente no encerramento do festival, na noite de segunda-feira, dia 23 (leia a matéria aqui).

Mexeu com o próprio Sílvio também - e foi bom saber, também, que mesmo enfrentando complicações de saúde, Sílvio Tendler está na lida, na luta. "Eu senti como se tivesse vendo a arquibancada do sambódromo levantar", declarou ele, diante do aplauso do público.

A obra de Sílvio Tendler é fundamental para se entender a história recente do Brasil. Os anos JK, o trabalhismo de João Goulart, o golpe de 1964 e ditadura civil-militar dos anos seguintes, a redemocratização, a usurpação de nossas terras pelo agronegócio predatório, está tudo ali, para ser bebido em seus documentários.
 
E tem muito fato ainda pra ser registrado sob o ponto de vista e da forma que só Sílvio Tendler é capaz. Adelante, companheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário