Translate

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Isso aqui ô ô... Brasil fatura 24 medalhas em Matemática

Equipe que chegou segunda-feira da Bulgária
Brasileiros conquistam duas de ouro, 12 de prata e dez de bronze em competição internacional entre estudantes universitários.

--------
Postado de Curitiba

A 21ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês), que terminou nesta segunda-feira (dia 4), foi marcada pelo bom desempenho das equipes brasileiras. Foram conquistadas 24 medalhas, sendo duas de ouro, 12 de prata e dez de bronze.

Dos 28 competidores brasileiros 27 foram premiados. Os grandes destaques da delegação nacional foram Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e André Macieira Braga, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ganhadores de medalha de ouro com 69 pontos cada. Na classificação individual eles ficaram na 36ª posição. Já no ranking por equipes a UFMG conquistou a melhor colocação do país, ficando na 16ª posição.

O evento, organizado pelo University College London em parceria com a American University in Bulgaria, é a maior competição para estudantes universitários. Neste ano participaram 324 estudantes de 73 universidades de todo o mundo.

A delegação brasileira contou com representantes do ITA, da UFMG, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).

As provas foram realizadas na quinta-feira (31 de julho) e sexta-feira (1º). As avaliações foram respondidas em idioma inglês e incluíram problemas de álgebra, análise real e complexa, geometria e combinatória.

“Apesar da alta complexidade que a prova da IMC apresentou este ano, as medalhas brasileiras eram esperadas. Os estudantes que formam as equipes são experientes e treinaram bastante antes da viagem, o que contribuiu para que conquistassem pontos importantes no desenvolvimento das soluções, facilitando o nosso trabalho na hora da correção das provas”, disse Fábio Dias Moreira, líder da delegação brasileira.

Como participar da IMC

No Brasil, a Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática indica os estudantes universitários que tenham sido premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) com medalhas de ouro, prata ou bronze. Cabe a cada instituição de ensino a decisão de patrocinar estes estudantes ou inclusive selecionar outros alunos para participar da competição

Os competidores devem cursar do primeiro ao quarto ano do ensino superior e não ter título universitário anterior, podendo ser estudante de qualquer carreira acadêmica.

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A OBM conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário