Translate

sábado, 3 de abril de 2010

Falta luz

De Santos

Está aberto ao tráfego o trecho sul do Rodoanel. A viagem do interior de São Paulo para Santos (na foto, entardecer na orla) e região ficará bem mais rápida, e as marginais Tietê e Pinheiros, ao menos por um bom tempo, um pouco menos congestionadas.

Excelente obra que, embora o Governo de São Paulo omita ao propagandear o empreendimento, teve a participação, com recursos da União, do Governo Federal.

A agilidade no acesso à Baixada Santista certamente vai estimular a realização de mais viagens ao litoral. Ótimo: incremento à atividade turística.

No entanto, mais uma vez, a exemplo do que ocorreu quando da construção da segunda pista da Imigrantes, faltou luz aos responsáveis pela gestão do desenvolvimento urbando da região metropolitana de Santos, que ignoraram a necessidade de a nova rodovia vir acompanhada de investimentos pesados no transporte e circulação nas e entre as cidades.

Não é de agora que as vias de acesso ou as que cortam os municípios da Baixada estão saturadas. Não é de agora que o transporte coletivo carece de intervenções de massa - o metrô leve há mais de dez anos (desde os tempos do saudoso Mário Covas) é só promessa de campanha dos tucanos-pefelistas à frente do governo paulista.

Um comentário: