Translate

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pra gente pedalar

Até o final do ano, 100 mil alunos receberão bicicletas (foto: Blog do Planalto)

De Curitiba

A presidenta Dilma Rousseff acaba de abordar uma necessidade que tempos atrás foi tratada neste blog*: a de as prefeituras e seus órgãos de engenharia de tráfego cuidarem de, em seus projetos de trânsito, reservar espaços para a circulação de bicicletas.

É o que a presidenta classificou de "cultura do ciclismo no país".

Semana passada, o Ministério da Educação entregou a 30 mil estudantes de 81 municípios um kit composto por bicicletas e capacetes. Até o final do ano, serão kits a 100 mil alunos, em 300 municípios. 

"É um meio de transporte que não polui e ainda permite a prática de uma atividade física. Ir para a escola de bicicleta é uma atividade saudável. Agora, tem que ter segurança", declarou Dilma.

E a segurança aos ciclistas, no cada vez mais selvagem trânsito, depende da implantação de ciclovias ou faixas exclusivas que percorram trajetos racionais, úteis, práticos - que liguem os bairros aos pólos geradores de tráfego, através de ruas e avenidas que reúnem esses pólos.

Hoje, nas grandes cidades as escassas ciclovias são feitas para quem pedala a lazer. Em Curitiba, por exemplo, contornam parques e outros pontos turísticos. No Rio, concentram-se na orla. Em São Paulo, no Parque Ibirapuera e lugares semelhantes. Santos até tem expandido a malha cicloviária para rotas utilizadas por trabalhadores e estudantes, mas num ritmo muito, muito lento.

O PAC da Mobilidade Urbana, lançado pelo governo federal no início do ano e que em breve vai selecionar os projetos apresentados pelas prefeituras, pode ser um importante instrumento de auxílio na implantação desses espaços cicloviários. Aguardemos, pois, entre tantas ideias de aberturas de ruas e avenidas, construções de túneis e viadutos, criação de binários, quantas contemplarão os ciclistas.

*Neste link - http://migre.me/4FZa5 - você confere o post sobre o assunto

Um comentário:

  1. Exatamente! a cultura do ciclismo, assim como a da limpeza, assim como o da educação no trânsito, assim como lavar as mãos. enfim, Educação é a palavra-chave!

    ResponderExcluir