Translate

quinta-feira, 7 de julho de 2011

As torres trigêmeas começam a subir

Unidade de exploração do pré-sal estão sendo erguidas no Valongo (foto: PMS)


De Curitiba

Desde as descobertas de petróleo na camada pré-sal na Bacia de Santos e, depois, com o anúncio da Petrobrás de que a cidade receberia a sede da unidade de negócios de exploração das reservas, Santos vive um boom de crescimento econômico comparável aos tempos do auge da exportação do café.

Pois as expectativas em torno do novo ciclo começam a tomar formas concretas.

Nesta semana, em concorrida solenidade, a Petrobrás começou a erguer a primeira das três torres do complexo que está instalando no Valongo, zona do porto antigo, no Centro Histórico.

A sede da Petrobrás vai mudar por completo o perfil das redondezas. Mais 2 mil pessoas, a serem empregadas na unidade, passarão a ter o Valongo como destino. As torres trigêmeas vão atrair, certamente, restaurantes e outros estabelecimentos de comércios e serviços.

(Não só as torres. Lembremo-nos de que a uma quadra dali estará o Museu Pelé, já em construção relativamente adiantada.)

Esperamos que, tal como tomada pela euforia está, a Prefeitura de Santos também esteja a planejar as intervenções necessárias para garantir a infraestrutura urbana adequada a área.

A começar pelas providências relativas ao trânsito. A Prefeitura deve incentivar o acesso à região por meio de transporte público, não por automóvel.

E não dá para ficar a se fiar na promessa do governo estadual de implantação do metrô leve, o sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Com VLT ou sem, a Prefeitura deve levar linhas de ônibus para a porta da Petrobrás e do Museu Pelé. Hoje, para se chegar ali de transporte coletivo desembarca-se muito longe: ou nas praças Mauá e Barão do Rio Branco ou, na melhor das hipóteses, no Terminal Deputado Rubens Paiva.

Não se tem, até agora, nenhum pronunciamento da administração municipal sobre projetos nesse sentido. Nem em outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário