Translate

sábado, 24 de dezembro de 2011

Espertalhões em Serra Pelada

Antes o tempo d' Os Trapalhões
De Santos

Raros - porém mui estimados leitores deste blog -, primeiro as escusas pelo abandono. Mas é que os dias foram atribulados - estão, ainda -, de modo que faltou tempo e disposição para se dedicar a essas ferramentas aqui.

Com a poeira baixando, um pouco mais de tempo para a internet, e com os fatos de causar  indignação pipocando, cá estamos de volta.

Depois das desculpas pelo abandono, mais escusas, agora por tratar de tema tão azedo nesta véspera de Natal, que nos coloca na curva inicial das festividades da reta final de ano.

É, no entanto, que não podemos baixar a guarda. Justamente nestes momentos mais sucetíveis à distração é que os golpes vêm fulminantes.

Andemos ao que nos traz aqui.

Leio, em manchete na Agência Brasil, e repercutindo em outros sites jornalísticos (alguns, nem tanto) a notícia de que a exploração do ouro em Serra Pelada, no Pará, será retomada em 2012, duas décadas depois do fim do garimpo naquela mina.

Serra Pelada foi, nos anos 80, um formigueiro humano de gente arrancando dali o metal precioso. Rendeu ensaio fotográfico de Sebastião Salgado, dissertações de mestrado e teses de doutorados, históricas reportagens em jornais - rendeu até filme d' Os Trapalhões.

Pois é, agora são os espertalhões que desembarcam em Serra Pelada. Os espertalhões de um grupo canadense que se associaram à cooperativa de garipeiros da região pra levar nosso ouro - nosso ouro! - pra encher os bolsos no Hemisfério Norte.

Se Portugal, 300 anos atrás, sugou nosso ouro das nossas Minas Gerais, neste começo de século XXI será o Canadá a chupar nossa riqueza da Serra Pelada.

Uma colonização, claro, devidamente adequada aos tempos atuais, com todas as formalidades e rituais necessários à camuflagem.

O direito à exploração é assegurado por uma concessão da União, dada anos atrás sem nenhum debate com a sociedade, sob o silêncio da combativa e indormida mídia, à luz da ignorância córnea ou má-fé cínica do Legislativo, do Ministério Público, do Judiciário... 

Cadê os globais que combatem Belo Monte, o que acham de Serra Pelada?

De acordo com a matéria da Agência Brasil, a Colossus Minerals Inc - esse é nome da nova Companhia das Índias - vai destinar 25% dos lucros (bilionários, observa o texto) aos garimpeiros cooperados, aqueles que vão arriscar a vida, trabalhar feito uns condenados. A multinacional, que só come o filé mignon, abocanhará os 75%. Chupa aqui e despeja lá.

Inadmissível.

Riqueza do nosso solo e riqueza da nação.

Falta um Evo Morales por aqui.

A exploração tem que ser nacional - estatal, pra ser mais direto. Os dividendos do nosso ouro devem ser aplicados em nosso prol. No SUS, em escolas, na agricultura familiar, no transporte coletivo das nossas cidades, na eliminação das favelas e cortiços.

Ou é delírio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário