Translate

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A seleção do Congressão

Perigo: o Judiciário avançando na seara do Legislativo (foto: WAA)

De Curitiba

A temporada 2012 de futebol, para o Brasil, terminou, em fim, neste final de semana, com a decisão do Mundial de Clubes. Há uma outra temporada, a do legislativo nacional, que está para se encerrar - nesta semana com, por sinal, importantes decisões também.

Faz parte do balanço de perdas e ganhos a gente relacionar os protagonistas. A nossa seleção do Brasileirão postamos aqui. Já a seleção do Congressão é esta a seguir:

  • No gol: o senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Discreto, sem aquelas defesas pra sair na foto, mas assumiu bem a posição de líder do governo. 
  • Lateral-direita: o senador Collor (PTB-AL). Bom, seleção é momento e, na ala direita, o destaque foi o ex-presidente, pela sua ousada atuação no caso Carlinhos Cachoeira (um dos poucos a denunciar a relação do bicheiro com a revista Veja).
  • Zaga: os senadores Suplicy (PT-SP) e Paulo Paim (PT-RS). Defendem bem seu time, mas sabem sair pro jogo também. 
  • Lateral-esquerda: o deputado Dr. Rosinha (PT-PR). Cobre com eficiência a defesa, sem deixar de se apresentar para o jogo, pela esquerda.
  • Meio-de-campo: as deputadas Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) e Luíza Erundina (PSB-SP) e o deputado Luiz Alberto (PT-BA). As duas, pela beleza com que atuam, sem perder a firmeza - sobretudo em questões como direitos humanos, democratização das comunicações. Já o baiano assegurou lugar em razão de sua proposta do serviço social obrigatório remunerado.
  • Ataque: o senador Requião (PMDB-PR) e os deputados Delegado Protógenes (PCdoB-SP) e Ivan Valente (Psol-SP). Requião porque segue brigador no ataque, sem temer divididas, marcando golaços ao defender os interesses nacionais; Protógenes também - destaque pela sua luta para a instalação da CPI da Privataria Tucana. Já Ivan Valente entra nessa porque a gente precisa ter alguém que saiba jogar aberto pela ponta-esquerda - ainda que corramos o risco de levar umas invertidas da direita adversária.
  • Técnico: o deputado Marco Maia (PT-RS). Como presidente da Câmara, tem defendido o Legislativo da ingerência do Judiciário.
  • Revelação: o deputado Romário (PSB-RJ). O baixinho repete nos carpetes do plenário a competência dos tempos dos gramados das canchas de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário