Translate

domingo, 4 de agosto de 2013

Não tem 8 a 0 que arranhe esta história





De Curitiba

Pra quem desconhece ou se esqueceu, este vídeo acima - uma reportagem especial do programa Esporte Espetacular, da Rede Globo - mostra um pouco da história vitoriosa do Santos Futebol Clube.

A reportagem - da série "Campeões do Brasil" - aborda "só" os oito títulos nacionais do Peixe.

Você sabe que, além de octacampeão brasileiro, o alvinegro da Vila Belmiro é tri da Libertadores, bimundial, bi da Recopa Sul-Americana, penta do Torneio Rio-São Paulo, 20 vezes campeão paulista, uma vez campeão da Conmebol e uma da Copa do Brasil. Conquistou ainda incontáveis taças em torneios na América Latina, Europa, África e Ásia.

Confira aqui a relação de títulos do Santos ano a ano e verifique, por exemplo, que a reportagem acima tem uma incorreção, ao dizer que o Peixe ficou 18 anos (entre 1984 e 2002) "na fila" - nesse meio tempo o time faturou o Rio-São Paulo (1997) e a Conmebol (1998), torneios extremamente disputados e de importância, sim, para a época.

Toda trajetória rendeu ao praiano o reconhecimento, da Fifa, de maior time do século XX nas Américas, e o quinto principal do mundo (ver aqui).

Contra a desinformação, informação. Ante a memória fraca, história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário