Translate

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Mangueira campeã: um título que valoriza uma boa história bem contada

A escola homenageou Maria Bethânia, com enredo excepcional

A disputa foi décimo por décimo e, ao final, a Estação Primeira de Mangueira ficou com o título de campeã do Carnaval. Foram duas históricas noites de desfiles, dos mais equilibrados dos últimos tempos. Pelo menos quatro, mas até meia dúzia das escolas (metade das que integram o grupo especial) poderiam ter levado o troféu.

A vitória da Mangueira valoriza desfiles que trazem bons enredos e sambas, bem trabalhados e desenvolvidos na avenida, e não apenas fantasias luxuosas e alegorias imponentes.

O público tinha ficado impressionado com o ótimo desfile da Portela. O sambódromo em massa gritou “é campeã, é campeã!” pra escola, inebriado pelos efeitos especiais e encenações ali apresentados pela agremiação. Faltou à Portela, porém, um enredo mais consistente, mais embasado em referências a personagens, a fatos, a elementos da cultura nacional.

Faltou uma boa história, e faltou contar bem essa boa história.

(A Grande Rio, por exemplo, tinha uma matéria-prima riquíssima, mas não soube lapidar)

A Mangueira, não. Não se limitou a apresentar a biografia de Maria Bethânia. Relacionou a vida e obra da artista a características da cultura popular brasileira, como o sincretismo religioso. Expôs isso ao som de um samba-enredo bonito e envolvente.


Clique na imagem acima e confira mapa de notas


Depois de 14 anos, a Mangueira é campeã. Confira fotos do desfile, no finalzinho da madrugada de terça-feira, 9, na galeria de fotos do Brasil Observer, neste link.


Por @waasantista (textos e fotos) | Postado de Curitiba
Publicado também no Brasil Observer

Livro coletânea de posts, dos dez primeiros anos do blog (2005-2015).
Adquira o seu.
Clique aqui e saiba como


Nenhum comentário:

Postar um comentário