Translate

domingo, 1 de maio de 2016

As palavras acalentadoras do Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquível

Em Curitiba, mestre falou em ato à tarde e fez palestra na UFPR à noite

Prêmio Nobel da Paz em 1980, o professor e artista argentino Adolfo Pérez Esquivel passou esta semana que terminou no Brasil, em apoio à presidenta Dilma Rousseff e aos movimentos que lutam contra o golpe do impeachment da mandatária da nação.

Na sexta-feira, dia 29, Esquivel esteve em Curitiba. À tarde, falou no ato em memória a um ano do massacre de professores e estudantes (violência promovida pelas autoridades do Estado do Paraná). 

À noite, o mestre fez palestra na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em quase duas horas de conversa, Adolfo Esquivel procurou não só referendar a denúncia de ruptura democrática que vem ocorrendo no país. Buscou, acima de tudo, encher de fôlego, forças e esperança aqueles que estão na luta contra esse golpe.

“É nas lutas mais duras que nunca devemos perder a esperança”, começou dizendo, em um castellano portenho, porém bastante pausado.

“Vocês vão entender meu espanhol porque estamos conversando com o coração”, avisou antes de iniciar a palestra.

“Lutar por uma sociedade melhor tem seus custos e temos que assumi-los”, advertiu, na sequência.

Em seguida, fez um breve histórico da instabilidade social e política da América Latina.

“É um continente que vive entre a angústia e a esperança.”

“Democracia não se obtém de presente, democracia se constrói.”

“Da década de 1950 em diante a América Latina passou a ser recolonizada [pelo poder dos Estados Unidos] (…) Estamos em processo de construção democrática, de fortalecimento das instituições.”

 
Adolfo Pérez Esquivel fala na UFPR a militantes da democracia


 A construção das democracias na região, quando significa soberania dos países, costuma ser interrompida por golpes de estado, patrocinado pelas forças imperalistas. Esses golpes, frisou o professor, hoje são diferentes daqueles de 50, 40 anos atrás, feitos por meio das Forças Armadas.

“Temos uma nova metodologia de golpe no continente. Não se necessita mais do exército. Necessita-se sim da cumplicidade dos meios de comunicação, de setores do judiciário, do parlamento, das empresas”, comparou o Prêmio Nobel, para na sequência relembrar golpes ou tentativas ocorridos da década passada para cá na Venezuela, Honduras, Paraguai, Equador e Bolívia.

“Minha presença no Brasil nesta semana é para apoiar Dilma [contra a tentativa de destituição ilegal dela]. Vi Dilma forte, decidida a lutar, a reivindicar seus direitos.”

“O golpe não é porque não se gostam das pessoas [que estão no governo]. É porque faz parte de um plano, um plano de privatização de todas as empresas nacionais, de baixar os direitos dos mais necessitados. Democracia é direitos iguais para todos, não só para alguns.”

“O que se suceder com a democracia do Brasil vai repercutir em toda nossa América.”

“Devemos redefinir nossas democracias, de delegativa a participativas. O povo não deve delegar todo o poder.”

Adolfo Pérez Esquivel entende que o momento exige união – dentro das diversidades, preservando-as, mas se estabelecendo uma “unidade dos povos”.

“A solução está na unidade dos povos, na resistência. Não podemos perder as esperanças.”

“Temos que ser agentes multiplicadores. Temos que nos ajudarmos.”

“Os povos têm o direito de resistir a injustiças e opressão.”

“Temos que ser rebeldes.”

“Não deixem de sorrir à vida.”


Por @waasantista, postado de Curitiba
| Fotos: @waasantista e assessoria de Adolfo Pérez Esquivel
| Publicado também no Brasil Observer
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário