Translate

sexta-feira, 10 de abril de 2009

O filme da fome


Ainda não está no circuito comercial - a imprensa cultural informa que a partir de maio estreia nas salas de São Paulo - mas pelo que já vem sendo comentado e repercutido, "Garapa", filme do mesmo diretor de Tropa de Elite (José Padilha), entrará para a lista dos bons filmes brasileiros dos últimos tempos.

Não tem astros, nem cenas de ação, comédia ou romance globais - por isso talvez nem seja sucesso de bilheteria, preveem alguns críticos.

Mas aborda, com histórias de quatro famílias cearenses, a vida real de gente que neste mundo de trilhões de dólares a socorrer especuladores financeiros, de outros tantos trilhões a financiar bombardeios militares, para a vergonha da humanidade, para a nossa vergonha, passa fome.

- O filme, em preto e branco e sem firulas, é angustiante, sufocante mesmo, da primeira à ultima cena - diz em seu blog o jornalista Ricardo Kotscho, que assistiu ao documentário em sessão especial realizada semana passada na capital paulista. Experiente repórter, ele declarou:

- Confesso que na hora [do bate-papo com o público, após a exibição] não consegui articular nenhuma pergunta.

Na edição deste feriadão da Gazeta Mercantil, José Padilha, que passou anos em contato direto com a realidade das famílias personagens do filme, afirma:

- Muita gente faz questão de frisar que projetos como o Fome Zero, do governo federal, são assistencialistas. Mas depois de "Garapa", estou absolutamente convencido de que não há como resolver o problema da fome sem que haja, ao menos inicialmente, uma política pública nesse sentido.

O Blog de Ricardo Kotscho é o colunistas.ig.com.br/ricardokotscho.

O sítio da Gazeta Mercantil, www.gazetamercantil.com.br.



Leia o que Stedile tem a dizer

Já que falamos em feras - Padilha e Kotscho - aproveitemos para citar mais uma, e indicar uma entrevista publicada na Agência Brasil com o coordenador do MST, João Pedro Stedile.

Stedile é uma das principais lideranças intelectuais e políticas do Brasil. CLIQUE AQUI e confira a entrevista.



Ainda falta

O presidente Lula demitiu o presidente do Banco do Brasil.

Ainda tá faltando o do Banco Central



Cerco radical ao cigarro

Exemplar a lei estadual paulista aprovada nesta semana pela Assembleia, a que proíbe o fumo em todo e qualquer lugar coletivo, seja de propriedade pública ou privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário