Translate

quarta-feira, 13 de maio de 2009

13 de maio, abolição


Escravizar seu semelhante é uma das maiores barbaridades de que o ser humano é capaz.

É de causar indignação se lembrar, neste 13 de maio, que há até bem pouco tempo - 121 anos - a escravidão no Brasil era legal, normal, aceitável pela sociedade e suas instituições - família, igreja, Estado...

A dívida que este país tem para com afrodescendentes é irreperável. Portanto, toda medida afirmativa, como as cotas, ainda é pouco para compensar as seculares injustiças cometidas contra os negros em terras luso-brasileiras.

Louvável - é bom que se diga -, no Governo Lula, a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à presidência da República. O resgate das comunidades quilombolas e o desenvolvimento de inclusão social desses povos fazem parte das ações tocadas pelo órgão (confira mais em www.presidencia.gov.br/seppir).
Memorável - é bom recordar e cantar - o samba-enredo da Vila Isabel, campeã em 1988, no centenário da Abolição da Escravatura: "Valeu Zumbi/ O grito forte dos Palmares/ que correu terras, céus e mares/ influenciando a Abolição.."

Imperdível - é bom que se recomende - uma visita à Serra da Barriga (Alagoas), que abrigou o Quilombo dos Palmares e onde, hoje, está instalado um parque memorial (foto).

Um comentário: