Translate

domingo, 20 de dezembro de 2009

Samba a estar na ponta da língua

De Curitiba

Não porque ao coração deste signatário toca a Vila Isabel, mas entre os 12 sambas de enredo das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, em cd já disponível nas lojas, é o samba que homenageia Noel Rosa, e de autoria de Martinho da Vila, o melhor.

Mais cadencioso, de letra mais bonita, de versos envolventes. Mais emocionante.

À altura do Poeta da Vila, que se vivo estivesse completaria 100 anos ano que vem.

(CLIQUE AQUI para ouvir)

O braço a torcer para Z. Iljitsch Samsa e seu À sombra da mangueira imortal (abuladabola.blogspot.com): embora com excesso de referências a músicas outras em sua letra, o samba da Estação Primeira também é de tirar o chapéu.

O samba-enredo é passo inicial, e fundamental, para uma escola levar o título. Portanto, Beija-Flor e Salgueiro também se colocam na briga.

A primeira porque, com Neguinho - melhor puxador de samba hoje, e junto com Jamelão estará entre os maiores de todos os tempos - traz um samba muito rico em história sobre Brasília, e seus 50 anos de fundação a serem comemorados em abril próximo.

E a vermelho-e-branco da Zona Norte por repetir a batida forte, o ritmo acelerado, os versos fáceis de serem gravados e repetidos - e também por ter o samba entoado por Quinho, que sabe como puxar o coro da galera na avenida.

Mais sobre o cd, os ensaios técnicos na Sapucaí que já começaram e o que cada escola prepara para o carnaval 2010, em liesa.globo.com e em www.tudodesamba.com.br.

Um comentário: