Translate

quarta-feira, 3 de março de 2010

A Caatinga também clama por SOS

De Curitiba

Metade da cobertura original de um bioma que em todo o planeta só e encontrado no Brasil, a Caatinga, não está mais de pé.

Nesta semana, o Ministério do Meio Ambiente divulgou dados (tristes) sobre o desmatamento desse ecossistema - encontrado a partir do norte de Minas Gerais até o extremo norte da Região Nordeste (confira CLICANDO AQUI) - entre os anos de 2002 e 2008.

A extração da mata nativa e a transformação dela em lenha e carvão, para atender principalmente as siderúrgicas privatizadas de Minas Gerais e Espírito Santo, está entre as principais causas da devastação do bioma. O avanço da pecuária extensiva também tem contribuído.

A preocupação com o desmatamento no Brasil geralmente se volta para a Amazônia ou, no máximo, para a Mata Atlântica.

A Caatinga e também o Cerrado são outros dois biomas brasileiros igualmente ricos e fundamentais para o equilíbrio ecológico do nosso território. São tão - se não mais - agredidos que as outras duas florestas trópico-equatoriais.

O poder público, por meio de uma política rigorosa de acompanhamento e combate à predação, implantada pelo atual governo, já tem colocado a Caatinga e o Cerrado como prioridade. Está na hora de a sociedade abraçar a causa também.

Um comentário: