Translate

domingo, 21 de março de 2010

Cidades para todos

De Curitiba

Um final de semana como este que passou, de sol, céu azul, calor, parques e praças para se passear, barzinhos e baladas para se curtir, festival de teatro para se divertir, e Curitiba se torna lugar irretocável para se morar.

Pena que essas opções estejam longe do alcance de todos.

É, pois, pela inclusão - social, econômica, cultural, de lazer - que devem se centrar a luta e os debates de dois importantes eventos que ocorrem neste semana para discutir os problemas das cidades em que vivemos.

São eles, os eventos, o V Fórum Urbano Mundial, da ONU, e o Fórum Social Urbano, dos movimentos sociais.

Ambos se desenrolarão no Rio de Janeiro. O evento oficial será aberto nesta segunda-feira, 22, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A conversa, nos dois, tem que ser séria, franca, pautada pelo interesse público, e não do capital, tampouco de corporativismos.

Cidade boa não é aonde encontramos lojas de grifes internacionais, clubes noturnos globais, serviços tecnológicos de ponta. É aquele onde todos têm moradia digna, água potável em casa, esgoto na rua, condução acessível para o trabalho e lazer, entre outros direitos indispensáveis à plena democracia.

Acompanhe:

2 comentários:

  1. Curitibana como sou, sei que essa cidade proporciona adoráveis passeios, mas lamento como o curitibano da gema perde dias ensolarados em shoppings e supermercados!
    Bjs,

    ResponderExcluir