De Curitiba
Vai muito além de causas geológicas, ou extranaturais para os mais abismados, a origem do desabamento que soterrou 33 trabalhadores na Mina San José, no Chile.
Os mineiros chilenos são vítimas da ganância, da busca por lucro fácil e a qualquer custo, tão inerentes ao capitalismo.
Não, não se trata de explorar dramas para fazer discurso político.
Se trata de deixar claro que as tragédias, para que não tornem a levar irmãos ao sofrimento, devem ser analisadas também sob o ponto de vista da política, da economia, da filosofia, da ideologia.
E a ficha corrida da companhia que opera a Mina San José, a empresa San Esteban, mostra que sua negligência é que deixou a 700 metros de profundidade aqueles filhos e pais de família.
E a negligência, ao menos neste caso, não é o desleixo pelo desleixo.
A negligência, neste caso, é resultado da preocupação em se gastar o menos possível para se ganhar o máximo impossível.
Bom, em www.telesurtv.net, clicando em "Rescate Bajo Tierra", você encontra um didático e consistente material que explica e acompanha o desenrolar da tragédia.
À distância, neste momento, nos resta torcer, clamar aos céus, recorrer ao que seja, para que aqueles 33 homens suportem o estresse e sejam, o quanto antes, devolvidos ao solo, à vida digna, ao convívio de sua gente.
Wagner, foi você quem fez o comentário no meu blog sobre Amadeus? Acabou com o Milos Forman!
ResponderExcluirBjs,
Ronise