Translate

domingo, 29 de agosto de 2010

Vítimas da ganância

De Curitiba

Vai muito além de causas geológicas, ou extranaturais para os mais abismados, a origem do desabamento que soterrou 33 trabalhadores na Mina San José, no Chile.

Os mineiros chilenos são vítimas da ganância, da busca por lucro fácil e a qualquer custo, tão inerentes ao capitalismo.

Não, não se trata de explorar dramas para fazer discurso político.

Se trata de deixar claro que as tragédias, para que não tornem a levar irmãos ao sofrimento, devem ser analisadas também sob o ponto de vista da política, da economia, da filosofia, da ideologia.

E a ficha corrida da companhia que opera a Mina San José, a empresa San Esteban, mostra que sua negligência é que deixou a 700 metros de profundidade aqueles filhos e pais de família.

E a negligência, ao menos neste caso, não é o desleixo pelo desleixo.

A negligência, neste caso, é resultado da preocupação em se gastar o menos possível para se ganhar o máximo impossível.

Bom, em www.telesurtv.net, clicando em "Rescate Bajo Tierra", você encontra um didático e consistente material que explica e acompanha o desenrolar da tragédia.

À distância, neste momento, nos resta torcer, clamar aos céus, recorrer ao que seja, para que aqueles 33 homens suportem o estresse e sejam, o quanto antes, devolvidos ao solo, à vida digna, ao convívio de sua gente.

Um comentário:

  1. Wagner, foi você quem fez o comentário no meu blog sobre Amadeus? Acabou com o Milos Forman!
    Bjs,

    Ronise

    ResponderExcluir