Translate

terça-feira, 28 de setembro de 2010

À bela Praga

De Curitiba

É ideia para, tão logo possível, conhecer o Leste Europeu - preferencialmente a República Tcheca.

República Tcheca que está em evidência no planeta esporte, nesta virada de mês, por conta do Mundial de Basquete Feminino.

Pena que a nossa seleção, ao que parece, voltará muito cedo para o Brasil.

Decepcionou na primeira fase e, diante dos maus resultados iniciais e das pedreiras que tem pela frente, dificilmente avançará para etapas decisivas.

Até porque há muito não conta mais com Hortência, Paula, Janeth, que nos deram o título mundial de 1994, o bronze nas Olimpíadas de 1996, entre outras conquistas internacionais.

É, o bola-ao-cesto brasileiro precisa urgente de renovação, de revolução. Há menos de um mês, enfrentamos decepção semelhante no Mundial Masculino.

Se a gente compara com o vôlei, então... A discrepância é colossal.

Vôlei que também vive dias de Mundial Masculino, na Itália, com o Brasil entre os favoritos ao título. Favoritismo que se repetirá no Mundial Feminino, mês que vem, no Japão.

Antes de embarcar para a sonhada Praga, no entanto, tem muita luta pela frente.

A mais próxima dela as eleições que colocam em jogo o futuro que queremos para o país.

É evidente que aqui se defende a candidatura de esquerda moderada de Dilma Rousseff. 

Porque a vitória de Dilma é a continuidade do histórico governo do presidente Lula.

É evitar a volta dos neoliberais, dos privatistas, que dilapidaram nosso patrimônio, nos deixaram reféns, até hoje, do capital especulativo, grupo esse representado pela candidatura de José Serra.

É superar o revanchismo, o atraso, o conservadorismo, o preconceito da nossa elite representada pelo Partido da Imprensa Golpista, o PIG.

Aliás, ódio esse cada dia mais assustador.

Impressionante o bombardeio de e-mails asquerosos, baixos, contra a Dilma. Inadmissível que gente supostamente esclarecida, além de crer em tanta asneira, passe adiante.

Discordar de posições ideológicas, de projetos de governo, de posturas políticas, e transmitir os argumentos é saudabilíssimo. Agora, se sustentar em calúnias, ofensas pessoais e morais, e ainda contaminar o debate com isso, é repugnante.

Seriedade política, humanismo no comportamento, minha gente, por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário