Translate

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vó Benedita quer a casa aberta

Instituição há 35 anos abriga crianças em Santos

De Curitiba

A Casa Vó Benedita é a casa de vó: muito carinho, muita proteção, muita alegria.

Benedita é uma vó de muitos, muitos netos, e está sempre aberta a acolher mais.

Colaborações, portanto, são sempre bem-vindas. Ultimamente, imprescindíveis.

A instituição fica em Santos e tem duas unidades: uma no Jardim Santa Maria, Zona Noroeste, outra na Vila Nova, um dos bairros mais carentes da cidade.

No Santa Maria, abriga 50 crianças, vítimas de maus tratos, abandonadas, em situação de risco. Na Vila Nova, mantém uma creche noturna, para que as mães que moram nas redondezas e trabalham o dia inteiro  tenham onde deixar os filhos à noite para que possam estudar e melhorar de vida.

Recebe subvenção do poder público, doações e trabalhos voluntários. No entanto, em matéria de A Tribuna deste final de semana a presidenta da instituição, Elizabeth Rovai de França, alerta: está difícil, cada vez mais difícil sustentar a casa.

O apelo, então, é por ajuda. A Casa Vó Benedita está com uma barraca na Quermesse da Gota de Leite, evento beneficente desta época de festejos juninos. Além disso, pelo telefone (13) 3299-5415 dispõe de um canal de contato para quem deseja doar materiais. Auxílios financeiros podem ser feitos em depósito no Banco Itaú, agência 0268-2, conta corrente 31808-6.

Um pouquinho da história...

A Vó Benedita está no céu desde 1984.

Ela começara seu trabalho em 1976, quando tinha pouco mais de 50 anos. Benedita de Oliveira, negra, pobre, moradora da já degrada região da Bacia do Mercado, tivera cinco filhos, mas nenhum sobrevivera. Passou, então, a acolher crianças do bairro onde vivia, a maior parte filhos e filhas de prostitutas. Em 1982, esta matéria do jornal A Tribuna - http://migre.me/52GUL - contava essa história.

Com a morte de Benedita, 27 anos atrás, o trabalho da vó foi assumido pelos colaboradores de então. Em 1986, a instituição foi formalmente constituída. Hoje, 35 anos depois da primeira criança ter sido abrigada, apesar de todas as dificuldades a casa segue de portas abertas e, certamente, Vó Benedita quer continuar rodeada de muitos e muitos netos.

Nesta matéria do Jornal da Band, você pode saber um pouco mais: http://migre.me/52HgQ

Ah, e Vó Benedita está nas redes sociais também: no Twitter (@CasaVoBenedita), no Facebook (http://migre.me/52H4W); e ainda neste sítio: www.casavobenedita.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário