Translate

domingo, 29 de janeiro de 2012

Dependente. Do samba


De Santos

Das caçulas do carnaval de Santos - fundada em 2008, depois da retomada dos desfiles em 2006 - a Mocidade Dependente do Samba, no Estuário, vai se constituindo numa das mais carismáticas escolas da cidade.

A começar pelo nome, o "Dependente do Samba" - genial, de cara chama a atenção

Mas os enredos escolhidos também têm despertado interesse.

Neste ano, a escola vai falar sobre Toninho Dantas, dramaturgo morto em 2010. Nascido em Vicente de Carvalho, na Baixada Santista, Toninho Dantas era conhecido como "agitador cultural" pelo que criou, desenvolveu, dirigiu, defendeu.

Foi ele quem idealizou, por exemplo, o Curta Santos - Festival Santista de Curtas Metragens. Também coordenou edições do Festival Santista de Teatro Amador (o Festa, o mais antigo em atividade no país). Além do trabalho artístico, destacou-se como cidadão: foi um dos grandes batalhadores pela anistia, nos anos 70, o que lhe rendeu prisão durante a ditadura militar.

Estive neste sábado na quadra da escola, conversando com o presidente da Dependente do Samba, Abelardo Fernandes da Silva, o Piu. As expectativas para o quarto desfile da história da escola são as melhores possíveis. A confecção das fantasias e a montagem dos carros alegóricos seguem o cronograma esperado. A procura de gente interessada em participar, principalmente por pessoas atraídas pelo enredo, tem sido grande - mas ainda há vagas em três alas. Os ensaios, às segundas, quartas e sextas, produtivos. A bateria esquenta os tamborins integrando duas bandas que vão às ruas na programação de pré-carnaval da cidade, a Dragões e a Peixe.

- Estamos cumprindo nossos objetivos: no primeiro ano (2009), como estreante, alcançar a pontuação mínima para integrar o grupo de acesso. Depois (em 2010), subir para o grupo principal. Ano passado, o objetivo era o de nos mantermos no grupo especial. Agora, começar a figurar entre as que mais se destacam.

Tomara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário