Translate

sábado, 7 de janeiro de 2012

Já se "semba" de cá

Capa do CD dos sambas deste ano do carnaval do Rio de Janeiro, nas lojas desde dezembro

De Curitiba

Um pouco de samba pra alegrar.

De samba de enredo pra esperar o carnaval chegar.

Olha, não é porque a Vila Isabel e a Portela são as preferidas - quem acompanha minhas considerações sabe que se não está do agrado, digo -, mas os sambas dessas duas escolas são dois primores entre os hinos de 2012.

A Vila Isabel, falando de Angola, com o seu "semba de lá que eu sambo de cá" tem tudo pra empolgar a Sapucaí. A letra, que apenas por trazer um refrão só já se diferencia, é cantada e tocada mais a semba que a samba, e essa temperada contagia.

Se o samba da Vila Isabel tem apenas um bis, o da Portela se destaca ao conter três refrões - um deles, sensacional: "No mar/ Procissão dos Navegantes/ Eu também sou almirante/ De Nossa Senhora Iemanjá". A Portela vai falar das rezas e rituais da Bahia, com referências à filha Clara Nunes, a começar pelo título ("Bahia: E o povo na rua cantando... É feito uma reza, um ritual").

Outra escola que vem com um samba muito bom, bem diferente dos últimos anos (até porque, finalmente, aposta num enredo interessante, sobre Luiz Gonzaga), é a Unidos da Tijuca. A ligeira pitada de forró ajuda a se mergulhar na letra.

A Beija-Flor, pra variar, mandou bem no samba, fazendo com que um enredo corriqueiro - a história de um lugar, no caso Maranhão - seja abordado de forma criativa. Não chega a ser, porém, um samba espetacular como o dos últimos anos. Só que a escola tem o Neguinho, e com ele na avenida todo samba agita.

Outro intérprete que salva um samba sem maiores destaques é o Wantuir, da Grande Rio. O refrão principal de "Eu acredito em você! E você?", forte, faz puxar o restante da letra.

Ah, por fim uma referência ao samba do ótimo enredo da novata Renascer de Jacarepaguá, sobre Romero Brito. É a menor das agremiações do grupo especial, tem dificuldades pra aprontar um desfile com o requinte e luxo das concorrentes, entretanto fica a torcida pra se manter no grupo das principais.

Bom, é isso. Ari e Rosa, até o sábado das campeãs estarei com os sambas na ponta da língua. Preparem-se por aí também.

Um comentário:

  1. Sempre passo por aqui, Waguinho!
    Mandou bem sobre os sambas, hein! Concordo com tudo. Só faltou, nesta humilde opinião, o samba da Mocidade, sobre o Portinari. Achei muito emocionante...Presta'tenção nele!
    Flávia

    ResponderExcluir