Translate

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Desfiles das escolas, a apoteose do samba de carnaval

São 15 agremiações: cinco no grupo de acesso e dez no principal (foto: Anderson Bianchi/PMS

De Santos

Logo mais, à noite, assisto in loco à primeira noite dos desfiles das dez escolas de samba do grupo especial de Santos – as cinco do grupo de acesso se apresentaram neste sábado.

Pelo que se pôde acompanhar nos últimos meses, pelos enredos e pelos sambas escolhidos por elas e, ainda, pelo desempenho de cada uma nos carnavais recentes, é bem provável que o equilíbrio prevaleça entre as agremiações.

Difícil apontar as favoritas a faturar e as prováveis rebaixadas.

Em samba, destaque pro da Mocidade Dependente - já abordado aqui em outra oportunidade -, pro da X-9 e pro da Real Mocidade Santista.

(Excelente é também o da Vila Mathias, no grupo de acesso)

É, o samba, ingrediente fundamental, mas não o único importante.

O enredo conta muito, e o desenvolvimento dele na avenida depende demais da expertise da agremiação, da cancha, da tradição, do tamanho da escola. De modo que não dá pra descartar a União Imperial, que vai falar sobre a presença portuguesa em Santos, e a Amazonense, a tratar das lendas e brincadeiras de crianças.

Unidos dos Morros e Império da Vila, se escolheram enredos discutíveis (a primeira, sobre a vida de um político pai de um pré-candidato a prefeito; a segunda, sobre o principal grupo de comunicação da região), desde 2006 vêm crescendo, chegando entre as primeiras, e salvo imprevisto devem se apresentar bem.

Da Sangue Jovem - que, como não poderia deixar de ser, vai falar sobre o centenário do Peixe - e da Bandeirantes do Saboó, pode se esperar um desfile aguerrido e empolgante.

Grande expectativa guarda-se da Brasil, das mais antigas do estado de São Paulo, campeoníssima do carnaval santista nos anos 60 e que, ano passado, desfilou no grupo de acesso, retornando ao principal agora em 2012. Diz-se que vem “mordida”.

Mas se o jogo é jogado e o lambari é pescado, o desfile é desfilado. Esperemos a sirene tocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário