Translate

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Um final de semana de bola-ao-cesto

De Curitiba

O 25 de maio é histórico para o esporte brasileiro porque nesta data, em 1963, o Brasil derrotava a poderosa seleção dos Estados Unidos e se sagrava bicampeão mundial de basquete masculino.

Ano que vem, pois, completam-se 50 anos deste feito, e tomara, na ocasião, haja um reconhecimento digno, uma homenagem aos “heróis” daquela conquista.

Da mesma forma que no futebol, entre os anos 50 e 70 e o Brasil encantava o mundo das modalidades esportivas coletivas com um basquete envolvente.

Além dos dois campeonatos mundiais (o primeiro havia sido obtido em 1959), foram uma medalha de prata, em 1954, e outra em 1970; e um bronze em 1978. Sem contar os três bronzes olímpicos: 1948, 1960 e 1964.

Por falar em Olimpíada, nesta semana saíram as chaves do masculino e do feminino, no torneio de Londres.

Para as meninas, só pedreira pela frente, logo de cara: as poderosas Rússia e Austrália; e ainda Grã-Bretanha e dois adversários que vierem de pré-olímpicos.

Já para os marmanjos a tarefa na primeira fase um pouco menos árdua: Austrália, Grã-Bretanha, China, Espanha e um quinto a definir (depende de torneios pré-olímpicos).

Mas dá para esperar por uma campanha digna.

Enquanto isso, é curtir a eletrizante reta final do NBB, Novo Basquete Brasil, o campeonato brasileiro da modalidade.  Domingo tem as últimas partidas da série melhor de cinco das semifinais, com os confrontos entre Brasília e Pinheiros, e São José dos Campos e Flamengo.

Até aqui, só jogaços. O quarto da série entre Brasília e Pinheiros, ns noite desta sexta, definido na segunda prorrogação, está sendo apontado como uma das melhores partidas do basquete nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário