Translate

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sobre o livro de Fernando Morais

De Curitiba

Atenta e exigente leitora do blog chama a atenção do blogueiro: cadê as considerações sobre 'Os últimos soldados da guerra fria', prometidas (confira aqui) quando da aquisição do livro em noite de debate com o autor Fernando Morais?

Ôpa, pra já.

Bom, como não poderia ser diferente, o livro é um primor em riqueza de dados e depoimentos, um primor de reportagem.

Por esse aprofundamento e por abordar um tema rara e superficialmente tratado nos principais meios de informação, 'Os últimos soldados da guerra fria' é fonte singular para se compreender as relações Cuba-Estados Unidos – desde a Revolução Cubana e, principalmente, nos anos 90.

Fernando Morais corrobora também, com fatos e argumentos, o quão imperialista tem sido a política externa norte-americana.

Aquilo que sempre foi discurso da esquerda, hoje denunciado por Hugo Chávez, Evo Morales, Rafael Correa - e que por aqui costuma ser desdenhado pelos que se acham formadores de opinião – está fartamente exemplificado no livro.

Aos apressados: 'Os últimos soldados..' não é nenhuma exaltação ao regime cubano, nem demonização gratuita do regime estadounidense. É a verdade factual, sob o ponto de vista de um esquerdista – Fernando Morais é um assumido defensor convicto da Cuba pós-revolução.

É que as verdades são assim, sob pontos de vista. Cada um tem os seus; cada um, pois, tem as suas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário