Translate

sábado, 30 de junho de 2012

Antes das eleições, carnaval

Wantuir será desfalque no Rio em 2013 (foto: SRZD)

De Curitiba

Porque hoje é sábado último dia para as convenções partidárias para as eleições de outubro, milhares dessas convenções ocorrem Brasil afora até o início da noite.

Antes, porém, de mergulharmos no pleito municipal - que, diga-se de passagem, nos tem reservado cada uma - falemos um pouco de carnaval.

Sim, porque para rolar a festa em fevereiro, as escolas de samba desde já estão na labuta.

Comecemos sobre as escolas cariocas - daqui a alguns dias abordaremos as de Santos.

Olha, depois de um 2012 com os mais belos sambas dos últimos tempos, vai ser difícil para os compositores apresentarem algo parecido em 2013.

Porque os enredos definidos até o momento, com uma e outra exceção - entre elas a da União da Ilha do Governador, que vai homenagear Vinícius de Moraes - estão decepcionantes.

A Mangueira vai cometer um atentado contra a sua história e seus filhos fieis ao não falar do centenário de Jamelão. Optou por um enredo sobre Cuiabá, patrocinado pela prefeitura daquele município. Do Pará vem o apoio ao enredo da Imperatriz Leopoldinense, sobre o estado nortista.

A ala de compositores da Beija-Flor vai ter que fundir a cuca pra conseguir algo contagiante sobre a raça de cavalos mangalarga. A da Vila Isabel talvez tenha menos trabalho para tratar seu enredo, o Brasil rural.

Com patrocínio da Caras, que completa 20 anos de circulação em 2013, a Salgueiro vai falar sobre a fama. Padre Miguel e São Clemente partiram também pra enredos de apelo midiático: Rock in Rio e as telenovelas, respectivamente.

O da Portela, ainda que pouco criativo - os 90 anos da escola - parece ser o enredo do qual mais pode se esperar. Unidos da Tijuca e Grande Rio ainda não divulgaram seus temas, mas a escola de Duque de Caxias vem enfraquecida: dispensou, sob argumentos nada convincentes, o intérprete Wantuir. O público na Passarela Darcy Ribeiro corre o risco de ficar órfão do melhor puxador de samba do carnaval fluminense (depois, claro, do hors concours Neguinho da Beija-Flor).

Toda essa salada e os critérios de escolha pré-carnaval lembram ou não lembram este momento pré-eleitoral?

Nenhum comentário:

Postar um comentário