Translate

segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Argentina, dez anos depois do penta

Da Casa Rosada, orientações que se opõem ao neoliberalismo (foto: WAA)
De Curitiba

Os dez anos do pentacampeonato de futebol conquistado pelo Brasil, comemorado dias atrás, fez-me lembrar da primeira vez que estive na Argentina.

Porque foi justamente há dez anos que pisei o solo do país vizinho - tanto que assisti à final da Copa do Mundo de 2002  na fronteira, em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, já no caminho de volta para Curitiba.

Àquela época a Argentina sofria com uma dramática crise econômica e social, resultado de anos seguindo a cartilha do Consenso de Washington, radicalizando nas práticas pregadas pelo neoliberalismo.O cenário com o qual me deparei lá relatei em matéria produzida para a Gazeta do Povo (só tenho a versão impressa; na internet não encontrei o material).

A sensação era de que os argentinos estavam num poço sem fundo; num beco sem saída; num túnel sem luz no fim.

De lá para cá retornei algumas vezes - a última, há pouco mais de dois anos.

A Argentina sacodiu, levantou a poeira e está dando a volta por cima.

Contra o neoliberalismo, o financeirismo e a privataria, o antídoto escolhido: o desenvolvimentismo, o estímulo à produção, a forte presença do Estado.

Em vez da submissão às não mais tão potências do Hemisfério Norte, a busca pela integração sul-americana.

Adelante, hermanos!

Um comentário:

  1. é isso aí, aos poucos o povo argentino vai se reerguendo, eu boto muita fé nessa terra e nesse povo, porque eles têm potencial suficiente para voltar aos bons tempos de outrora. Minha última vez por lá foi há cinco anos, espero voltar logo!

    ResponderExcluir