Translate

terça-feira, 10 de julho de 2012

SANTOS ELEIÇÕES 2012 | Entrevista | Eneida Koury

 __________________
Eneida: contratos com a Piracicabana 
e a Terracom serão revistos

O Macuco Blog publica a partir de hoje uma série de entrevistas com os candidatos e candidatas à Prefeitura de Santos. Na estreia, Eneida Koury, do Psol, que concorre ao Palácio José Bonifácio pela segunda vez. 

Por e-mail, Eneida reitera compromissos do partido, assegura que vai rever contratos com as concessionárias de serviços - entre eles, com a Piracicabana (transporte) e a Terracom (limpeza) -, defende a tarifa zero no transporte coletivo e quer a inclusão social nos projetos de revitalização das regiões da cidade abandonadas. Confira:

Macuco Blog | A senhora pretende, como ação de início de governo, rever os contratos da prefeitura com prestadores como Viação Piracicabana e Terracom?
Eneida Koury | Será uma das primeiras ações de governo: rever estes contratos, propor auditoria nos custos destes serviços. O transporte coletivo urbano é um dos mais caros do país, em uma cidade de baixa quilometragem de rodagem e um relevo praticamente plano. Não é justificável. A população que se utiliza deste transporte é penalizada. Ainda mais, esta tarifa [R$ 2,90] não incentiva alguém a trocar o automóvel pelo transporte coletivo. O contrato com a  Terracom é outro que precisa ser revisto. Segundo dados de 2010, este contrato custou aos cofres públicos R$ 180 mil/dia. Isto mesmo: ao dia. É só fazer a conta de quanto nos custa ao ano!

Macuco Blog | A senhora defende a tarifa zero para o transporte coletivo? Seria possível implantá-la em quatro anos (período de um mandato)? Se não, até que altura seria possível avançar com a proposta? 
Eneida | Vamos trabalhar para chegar à tarifa zero, sim. Para saber o prazo de sua viabilidade, devemos estar de posse dos números para fazer um estudo detalhado. Mas a constatação da realidade nos permite afirmar com certeza de que é possível reduzir o custo desta tarifa para nossos munícipes.

Macuco Blog | Quanto ao projeto de "revitalização" do Porto Valongo, sua gestão daria continuidade?
Eneida | O que os governos chamam de "revitalização" é, no geral, a entrega dos espaços públicos, ou terrenos sem função social, para iniciativa privada e a consequente expulsão dos moradores locais. Somos favoráveis a destinar os espaços degradados à construção de moradias populares com a construção de parques e equipamentos de lazer e cursos de música, dança, teatro e esportes, além da recuperação dos equipamentos de saúde e escolas. Isto é que é revitalização: dar condições de nossa população viver bem. Tenham certeza de que o alcance das drogas também diminuiria.

Macuco Blog | Que papel a sua gestão vai destinar à Prodesan? A estatal não poderia ter uma função mais efetiva no fomento ao desenvolvimento econômico e social da cidade?
Eneida | A Prodesan foi esvaziada em suas funções. [Deve] ter um papel muito mais importante para a cidade. Poderia ser responsável por desenvolver a modernização do sistema de comunicação nos equipamentos da prefeitura,  planejaria as ações estratégicas para o desenvolvimento da cidade.

Macuco Blog | Fique à vontade para fazer as considerações que achar necessárias.
Eneida | Nossa candidatura do Psol se propõe a governar para que todos tenham direito à cidade e vivam dignamente. Para alcançar este objetivo temos que investir de verdade para que o serviço público seja de qualidade. Não é possível que a saúde pública em nossa cidade esteja entre as dez piores do Brasil, que a mortalidade materna seja o dobro da média no estado, que a mortalidade infantil no bairro do Paquetá seja 55, enquanto a média da cidade é 14 em cada 1 mil nascidos, que os drogados não tenham assistência, que faltem servidores e casas para acolher as crianças, que os equipamentos da prefeitura estejam degradados, que nossas crianças saiam da escola com sérias deficiências de raciocínio lógico e interpretação, enfim, temos de por um fim à maquiagem e fazer as coisas pra valer.
Desenvolver ações que sirvam de contraponto à especulação imobiliária, que está elitizando nossa cidade, expulsando nossa população e exacerbando diversos problemas, tais como produção de lixo, trânsito, esgoto, além da carestia. Projetos de verdadeira revitalização do espaço urbano, aplicar em mobilidade urbana, tarifa zero, organização da reciclagem, entre outras medidas.
Por fim, é necessário independência do futuro governo com relação aos grupos econômicos hegemônicos. Por isso, nós, desde já, na campanha, não aceitamos financiamento de empresas, para que ao assumirmos o governo não tenhamos de "retribuir"; ao contrário, tomemos as decisões norteados pelos interesses da população.
> Mais sobre a candidata em www.eneidapsol.com.br
__________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário