Translate

terça-feira, 17 de julho de 2012

SANTOS ELEIÇÕES 2012 | Entrevista | Jama

__________________
"O transporte de Santos precisa 
substituir suas carroças"

Candidato de um partido, o PRTB, que tem como principal bandeira a mobilidade urbana, José Antônio Marques de Almeida, o Jama, não poupa críticas ao transporte público de Santos e região metropolitana. Nesta entrevista concedida por e-mail ao Macuco Blog, Jama - que já foi presidente da Câmara de Vereadores (2001-2002) - ressalta ainda que o potencial do Porto de Santos é sub-aproveitado pelo município, diz ter restrições à verticalização promovida pelo boom imobiliário, defende um papel mais efetivo da Prodesan e da CET no planejamento do desenvolvimento da cidade e considera que a área continental deve ser "incorporada" à ilha. Confira:

Macuco Blog | O senhor é o que mais enfaticamente tem defendido o VLT na Baixada Santista, e denunciado a morosidade com que o Governo de São Paulo vem tratando a questão - desde que o PSDB assumiu o governo, promete o sistema. Além desse empreendimento, que outras ações o senhor propõe pro transporte público de Santos?
Jama | O VLT foi prometido quando o [Governo do] PSDB desativou o TIM [Trem Intrametropolitano], que utilizava trens aproveitados da antiga Sorocabana. Transportava 12 mil pessoas por dia e isso não agradou aos empresários dos ônibus, que [com a desativação do TIM] foram atendidos no seu desejo. Até hoje já foram anunciadas três inaugurações e nunca foi feito nada para chegar o VLT. O transporte público de Santos precisa de ônibus de melhor qualidade e com ar condicionado e não essas carroças que nos transportam. Seus trajetos são irracionais, forçam mais de uma viajem paga e não seguem o melhor caminho, que hoje pode ser planejado e otimizado por sistema inteligente informacional e com bilhete único no mesmo sentido de direção, por período de uma hora. Desse modo, vai possibilitar melhor aproveitamento dos veículos, incentivar o transporte coletivo e reduzir o transporte individual por automóvel.

Macuco Blog | Como, na sua avaliação, a Prefeitura pode agir para conter a especulação imobiliária e o processo de elitização dos espaços públicos da cidade?
Jama | A especulação imobiliária é uma questão de oferta e procura. A elitização dos espaços públicos é regulada pelo preço dos imóveis, determinado pela procura. Só critico a construção das torres por causa da concentração populacional sem necessidade, com perda de qualidade de vida urbana. O antigo gabarito atenderia suficientemente a demanda hoje atendida pelas torres. Morar nos arredores de Santos com transporte público de qualidade - nesse contexto destaca-se o VLT - possibilita a regulação da busca por moradia e inibe a especulação imobiliária.

Macuco Blog | Qual seria, na sua gestão, a função, o papel das estatais Prodesan e CET?
Jama |
A Prodesan deve ter um papel de projetar o desenvolvimento da cidade. Ela precisa incorporar a visão técnico-social do ambiente urbano do futuro, remodelando seu papel e investindo na qualificação dos seu profissionais. Ela é necessária para a Santos que eu quero construir. Quanto à CET, ela precisa ser uma companhia de Engenharia, que hoje não é.

Macuco Blog | Como, na sua gestão, será o tratamento para com a área continental?
Jama | A área continental precisa ser incorporada à cidade. Isso só é possível se encurtarmos a sua distância da ilha. Só um plano de desenvolvimento sério, competente, baseado em um projeto de engenharia avançado pode trazer a solução que desenvolva a região para o Porto-indústria, com investimentos em tecnologia e trabalho e oportunidade de qualidade. A questão ambiental não é impedimento para um projeto avançado e nem tampouco será, assim, ameaçada a natureza. É uma visão de utilizar novas tecnologias para unir essas partes de Santos.

Macuco Blog | Fique à vontade para fazer considerações outras que achar necessárias. 
Jama | Tenho como prioridade reverter o declínio econômico-social que vem ocorrendo em Santos nos últimos 20 anos. Com a modernização dos portos, a cidade não se adaptou a esse novo modelo para continuar a usufruir do seu principal recurso: a maior porta do Hemisfério Sul para o comércio mundial. Somos a melhor logística portuária desse hemisfério. Entretanto, poucos ganham muito e muitos estão empobrecendo. Porque, usando uma metáfora, estamos ganhando dinheiro movimentando eucalipto, quando poderíamos estar produzindo celulose 100 vezes mais cara, ou papel 500 vezes mais cara ou o livro 10 mil vezes mais caro e muito mais gente ganhando e ganhando mais. Precisamos agregar valor às mercadorias do Porto de Santos, ganhar conhecimento, trabalho e dinheiro. Desse modo será necessário e possível dar educação para formar alunos inovadores, criativos e inteligentes, oferecer saúde de qualidade, como todos os serviços controlado com engenharia competente e sem corrupção.

> Mais sobre o candidato no perfil dele no Facebook: www.facebook.com/jamaalmeida

LEIA TAMBÉM
__________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário