Translate

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Espalhando "Luiz Poeta"

Biografia do trabalhador rural é contada em filme (foto: divulgação)
De Curitiba

Tuitei ontem, e hoje posto aqui, porque merece ser compartilhado, replicado, disparado, espalhado...

Aproveitemos as tecnologias da informação nas nossas mãos para romper com o gargalo - resultado do oligopólio, e multinacional - que é a distribuição da produção audiovisual no Brasil.

Funil que emperra, principalmente, a transmissão de obras que fujam à linguagem e à temática recorrentes no circuito comercial, mercadológico. Que entope, sobretudo, o canal para escoar a produção independente nacional.

Não é trololó ideológico não, os dados oficiais, da Ancine, estão aí para sustentar essa constatação.

Mas nem vou trazer tais dados aqui e agora, primeiro porque a simples observação do cenário já permite a conclusão a que nos referimos - de modo que a exposição de estatísticas neste momento é dispensável. Além do que, e justamente porque nem se faz necessário o apanhado de indicadores para chegar à mencionada avaliação, estou com preguiça danada de lidar com números a esta hora da noite, final de uma puxada quarta-feira.

Ops, o papo não é esse, porém; o objetivo é reforçar a divulgação do curta metragem "Luiz Poeta", um documentário que mostra um pouco deste genial brasileiro mais que centenário: trabalhador rural, nascido em 1908, militante do Movimento dos Sem-Terra e, como a alcunha indica, poeta.

O curta metragem tem qualidade técnico-estética (fotografia, roteiro, edição) e, mais do que isso, cumpre uma função social exemplar. Não à toa tem sido premiado - não com Oscar, claro, que a tal academia não é dada a esse tipo de trabalho. Todavia em festivais outros, "Luiz Poeta" tem chamado a atenção sim.

Confira, clicando aqui, mais informações sobre o filme e, claro, assista à obra também. É curta, pois. 13 minutos.

E espalhe, replique, dispare, compartilhe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário