Translate

terça-feira, 18 de março de 2014

Há 25 anos, um rincão da América Latina em plena Barra Funda

Lavagem da mão pelas baianas do samba paulista, em janeiro último
De Curitiba
 
Um pedacinho da Pátria Grande sonhada por Simón Bolívar, José Martí, San Martí, Abreu e Lima, Che Guevara e Hugo Chávez  está em São Paulo, na Barra Funda.

É o Memorial da América Latina, de concepção do antropólogo Darcy Ribeiro e de projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer (sempre eles!), inaugurado há exatos 25 anos - em 18 de março de 1989.

Obra do Governo do Estado de São Paulo que, à época, tinha como secretário de Cultura o escritor Fernando Morais.
 
Em 2012, Morais rapidamente lembrou ao Macuco (ver aqui) como foi conduzir a reta final do projeto, concluído em tempo recorde (em 17 meses, conforme relembra aqui o Jornal do Brasil).

Matéria do Jornal do Brasil sobre a inauguração do complexo

O Memorial da América Latina é, por si só, uma obra de arte – como são as construções desenhadas por Niemeyer.

Mas se destaca na paisagem paulistana justamente por, na mais cosmopolita das cidades brasileiras, abrigar retratos da história, dos hábitos, da cultura que vai do México ao Estreito de Magalhães.

Único lugar no planeta a abrigar a síntese de Nuestra América.

As comemorações pelos 25 anos do Memorial da América Latina começaram domingo, com um show da inigualável Elba Ramalho. Termina nesta terça, com a apresentação de Marcelo Jeneci.

Se você está em São Paulo, aproveita.

Se não der para ir hoje, reserve uma tarde de sábado ou de domingo pra fazer uma visita. A dica vale, evidentemente, a quem não é da cidade mas, por razões mil que nos levam a São Paulo, passar pela metrópole da próxima vez.

Desde já, vale a visita virtual: www.memorial.org.br.

(Foto de Lautaro Abá/Memorial da América Latina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário