Translate

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O brasileiro continua sendo… hospitaleiro!

Foz do Rio Sergipe, em Aracaju

A hospitalidade do brasileiro foi a característica mais bem avaliada por turistas internacionais em 2014, de acordo com pesquisa divulgada na última quarta-feira, dia 18, pelo Ministério do Turismo. A pesquisa buscou identificar o perfil do viajante estrangeiro que visitou o Brasil no ano passado. Do total, aprovam a forma acolhedora e a simpatia dos brasileiros 97,2% dos entrevistados.

Extraído do Portal Brasil

Dos entrevistados, 95,1% apontam a hospitalidade do brasileiro como motivo para voltar ao país. Na sequência, vêm gastronomia (94,4% de aprovação) e hospedagem (92,4%).

O levantamento revela tendências que já tomavam corpo nos anos anteriores, como o crescimento da hospedagem alternativa (47,3%), escolhida por quase metade (47,3%) dos estrangeiros que visitam o Brasil. No ano passado, a procura por imóveis de temporada e por campings e albergues recepcionaram, juntos, 24% do total de visitantes, a maior dos últimos sete anos.

Outros destaques da pesquisa são o uso da internet para escolher hospedagem (42,5%) na preferência do público, e mudanças como a ascensão de São Paulo como destino de lazer (2º posição) e de Brasília como a cidade em que os estrangeiros mais gastam (US$ 139,91).

A pesquisa foi feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e ouviu 44.080 entrevistados, sendo mais de 10 mil turistas apenas durante a Copa do Mundo. Além disso, o levantamento foi feito em 15 aeroportos brasileiros e 10 fronteiras terrestres, que representam mais de 90% do fluxo terrestre internacional.

Visitantes

Os argentinos continuam sendo nossos principais visitantes – representam 27,1% do total de estrangeiros que visitou o País no ano passado. O lazer permanece como a principal motivação dos turistas, registrando em 2014 o maior índice da série histórica. A maioria deles está em busca de sol e praia.

Os gastos dos visitantes a negócios e a lazer subiram, sendo que, a lazer, atingiu seu maior valor em 2014. Em Brasília (DF), o gasto médio por pessoa por dia foi o maior (US$ 139,91), o mais alto entre os principais destinos turísticos do País.

Os turistas da Europa e dos Estados Unidos permanecem duas vezes mais tempo que os visitantes da América do Sul.

Houve, no entanto, ano a ano, um aumento, em todas as nacionalidades, no período de permanência no Brasil. O Rio de Janeiro permanece no topo da preferência. É a primeira vez, no entanto, que São Paulo aparece entre os três destinos mais visitados, ganhando posições ocupadas tradicionalmente por Florianópolis (SC) e Foz do Iguaçu (PR).


Postado por @waasantista, de Curitiba | Foto: @waasantista

Nenhum comentário:

Postar um comentário