Translate

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

TV Nômade, uma nova forma de fazer e de ver televisão no Brasil

Emissora é a primeira do país a ser transmitida pelo Periscope
A estreia foi numa sexta-feira 13 – esta última, a recém-passada sexta 13 de novembro. Sinal de que a galera não deu muita bola para superstição.
Mas sem querer, sem saber, sem ter a mínima ideia do que estaria por vir, a estreia foi justamente no dia em que, nos últimos tempos, mais o planeta buscou por informações imediatas. Foi o terrível dia dos atentados em Paris.

Logo no debute, a turma da TV Nômade pôde experimentar intensamente os sabores do desafio que começava a encarar.

A TV Nômade é o primeiro canal de televisão do Brasil a transmitir, pelo e para celular, conteúdo produzido a partir de celular. É uma nova forma de se produzir e transmitir conteúdo televisivo. É uma nova de o espectador assistir a conteúdo televisivo.

A emissora se utiliza do aplicativo Periscope, lançado neste ano e que aumenta em progressão geométrica seu número de usuários. A ideia partiu da jornalista Tatiana Escosteguy, de Curitiba, que logo acionou amigos e colegas de profissão, e em poucos meses a TV Nômade foi concebida.

A equipe conta com nove profissionais – todos com larga experiência em jornalismo, comunicação ou televisão (ou em mais de uma dessas áreas).

Nesta semana, duas representantes da TV Nômade – a própria Tatiana e a também jornalista Talita Vanso – participaram de um bate-papo com estudantes do curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, do Colégio Estadual do Paraná (onde este blogueiro leciona).

Tatiana e Talita falaram um pouquinho da trajetória de cada um dos integrantes da TV Nômade e explicaram, principalmente, o que é essa nova emissora. Contaram que o canal tem uma grade de programação fixa.

São dois programas por dia. E, eventualmente, a cobertura de acontecimentos factuais.

A grade é enxuta não só porque a equipe é reduzida. É que a dinâmica do aplicativo exige que sejam poucos programas, conforme detalhou a dupla. Quem tem o aplicativo Periscope sempre recebe alertas de quando seus seguidores estão a transmitir algo.

Se um perfil – como o da TV Nômade – a todo instante estiver exibindo algum conteúdo, seus seguidores serão constantemente avisados. O excesso pode espantar público.

A TV Nômade só exibe programa ao vivo – a transmissão em tempo real é a característica elementar do Periscope. São programas rápidos, de três, cinco, sete minutos no máximo, ressaltaram Tatiana e Talita.

A flexibilidade do processo de produção – basta um celular e conexão com a internet – permite chegar à frente (tanto na captação como na veiculação de imagens) dos veículos de comunicação tradicionais. Ou chegar aonde equipes com maior aparato têm dificuldade de alcançar.

Foi assim com a transmissão de informações, diretamente de Paris, de uma colaboradora que passou a integrar a turma da TV Nômade para relatar o que se passava na capital francesa depois daquela fatídica sexta.



 


Tatiana e Talita consideram que a TV Nômade não vem para concorrer, tampouco substituir, o sistema de televisão tradicional. Vem para ser mais uma possibilidade de produção e transmissão de conteúdo.

Um conteúdo cuja qualidade não está na estética, na linguagem audiovisual, no acabamento. Está na instantaneidade.

Tatiana citou como exemplo a cobertura do ensaio geral do tradicional Coral de Natal do Palácio Avenida, ocorrido na semana passada. Ao lado dos meios de comunicação convencionais, a TV Nômade esteve lá.

Supriu a necessidade de quem eventualmente procurou imagens em tempo real, imediatas, do evento. Foi a primeira a exibir trechos do espetáculo. Não substituiu, no entanto, a produção audiovisual mais apurada, aprimorada, demorada, das televisões tradicionais. Há demanda e espaço para os dois.

A TV Nômade começa com um profissionalismo ímpar. E com um entusiasmo admirável, contagiante. E como, financeiramente, se manter, poderá estar a se perguntar o leitor?

A equipe está atrás de patrocínio, ou algum outro tipo de parceria que viabilize o negócio do ponto de vista econômico. Uma baita batalha posta.

Olha, pra terminar, digo que, embora se utilizando de linguagens, plataformas e tecnologias absolutamente diversas, vi uma semelhança fundamental entre a TV Nômade e este Brasil Observer, onde o Macuco Blog está hospedado: o desafio de fazer jornalismo numa época em que a subsistência dele, jornalismo, é posta em xeque.

O Brasil Observer lança mão, e com êxito nestes dois anos de vida, do longevo jornal impresso. A TV Nômade, de uma mídia inovadora. Os dois, porém, com premissas básicas, todavia raras por aí: transparência e respeito – aos fatos e às pessoas.

Cada um no seu quadrado. E como salientaram Tatiana e Talita, há quadrados para todos.


Postado por @waasantista, de Curitiba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário