Translate

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Vai acabar em samba (toma o 77)

De Curitiba

Chamam atenção entre as mostras da sétima edição do Curta Santos, que segue até sábado, os títulos que concorrem na categoria produções universitárias.

Predomina, nela, a temática social: "Cidadão Quem?", por exemplo, fala dos excluídos; "Mar Negro", dos refugiados africanos que desembarcam ilegalmente no Porto de Santos depois de cruzarem o oceano clandestinamente em navios de carga. "Cortiço" denuncia a insalubridade a que famílias estão sujeitas nesse tipo de sub-habitação.

Mas os curtas, ao que consta, não tratam só de mazelas. "O Samba é Raíz" resgata a cultura santista ao contar a história do samba na cidade.

Acaba em samba, aliás, a farta programação de atividades (além de exibição de filmes, há palestras, debates e oficinas) do Curta Santos, que começou na noite desta terça-feira, 15.

A premiação e a festa de encerramento, sábado à noite, serão na quadra da União Imperial, no Marapé (o circular 77 passa em frente).

Saiba mais sobre o festival acessando www.curtasantos.com.

--------

Ida ao Chile

Dias atrás, 11 de setembro, lembrou-se aqui (mais abaixo) da triste data para o Chile e América Latina, aquele 11 de setembro de 1973, quando o governo democrático-popular de Salvador Allende foi derrubado por bombardeios patrocinados pelos Estados Unidos, e o presidente, em consequência, morto.

A TeleSur colocou na internet um material especial sobre Allende, seu governo progressista e socialista, e o golpe militar que desembocou na sangrenta ditadura. Confere lá: www.telesurtv.net; é uma viagem; as fotos, sensacionais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário