Translate

domingo, 29 de novembro de 2009

Brasileirão, cinquentão, tem Santos octacampeão

De Curitiba

Santos, Palmeiras, Botafogo, Cruzeiro, Bahia e Fluminense aguardam desde o começo do ano a manifestação definitiva da CBF sobre o Dossiê da Unificação dos Títulos Nacionais.

O trabalho, encabeçado pelo Peixe e corroborado pelos demais clubes citados, contém 200 páginas com fotos, entrevistas, reproduções de matérias de jornais, documentos e relatórios técnicos que não deixam dúvidas: a Taça Brasil e, depois, a Taça Roberto Gomes Pedrosa foram, entre 1959 e 1970, os campeonatos dos quais saíam o campeão brasileiro de futebol.

Ou seja, o Brasileirão faz em 2009 exatos 50 anos.

“Os meios de comunicação da época chamavam essas equipes de campeãs brasileiras e as torcidas comemoraram esses títulos", disse, quando da apresentação do Dossiê, o autor do estudo, o jornalista Odir Cunha. A Brasil e depois a Roberto Gomes Pedrosa indicavam o representante do país na Libertadores da América, ressalta também o trabalho.

A consistência do Dossiê talvez explique o silêncio da CBF. Negar os fatos, ela não pode, estão todos muito bem expostos, argumentados. Reconhecer, seria afrontar a Globo e Abril, maiores responsáveis por criar essa amnésia na crônica esportiva.

Em tempo: aos 50, o Brasileirão tem Santos e Palmeiras, com oito títulos cada, como os maiores campeões.


Um comentário:

  1. É isso mesmo. Acho que a CBF só não reconhece os títulos por medo da desestrutura que isso poderia fazer no futebol brasileiro. Quer dizer que Pelé foi campeão da Libertadores e Mundial, mas não foi campeão brasileiro? Tá bom. Me conta outra. O negão foi seis vezes campeão brasileiro - cinco pela Taça Brasil, consecutivamente, e uma do Roberto Gomes Pedrosa.

    ResponderExcluir